Vereadores de oposição apresentaram um requerimento de convocação do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), para que explicasse a viagem ao Caribe em avião fretado por um empresário que tem contrato com a Manaus Previdência. O pedido foi rejeitado por 19 votos contrários e 13 a favor. Oito vereadores estavam ausentes.
Um dos autores do requerimento, o vereador Rodrigo Guedes (Podemos) chamou de “jatinho da alegria” a viagem de David Almeida à ilha de St. Martin, entre os dias 9 e 14 de fevereiro.
Lissandro Breval (Avante), do mesmo partido do prefeito de Manaus, também defendeu a convocação com a justificativa de que David Almeida é “homem público”, e deve satisfação sobre quem pagou e como foi paga a viagem.
“Já adianto qualquer voto favorável para saber quem pagou”, disse Lissandro. “A partir do momento que o prefeito diz que viajou porque tinha vagas sobrando, é brincar com a cara da população”, completou.
Defesa
O líder do prefeito na CMM, Eduardo Alfaia (PMN), que fez sua estreia na tribuna na liderança, rebateu os colegas e alegou que a viagem “de férias” é normal. “Período de férias, no Brasil inteiro as pessoas viajam […] É uma prática comum do brasileiro de viajar”, disse.
“Tantos assuntos importantes e alguns estão preocupados com a viagem do David. Desde quando é crime fazer uma viagem? Aí tentam criminalizar a viagem com um empresário. Quantos de nós temos amigos empresários ou somos empresários?”, prosseguiu.
Eduardo Alfaia disse que o valor do contrato de Roberto Lopes com a prefeitura é de R$ 1.700 por mês apenas para locação de impressoras ao Poder Público. O valor é referente ao contrato de 2023, no valor de R$ 21.246,00, com a empresa Royal Tech.
“Por fim quero salientar que não assistimos nenhuma apresentação da prática de crime. O prefeito David não fez uso de diárias para estar ali naquela viagem. Em nome da verdade, gostaria de fazer um apelo aos vereadores. Nós temos necessidade urgentes, o Executivo conta com o apoio dos colegas vereadores e minha fala é de união contra os principais problemas da cidade […] e não ficar questionando quem é o amigo do prefeito que viajou com ele em feriado de Carnaval”, afirmou Alfaia.
Com informações do Atual*