A seca extrema na região amazônica pode ter contribuído para o desmoronamento de terra que resultou na destruição de uma vila no interior do Amazonas. Esse fenômeno, conhecido como “terras caídas”, é comum na Região Norte e é causado pela erosão do solo devido à ação da água nas margens dos rios.
No entanto, a dimensão da tragédia em Beruri pode estar relacionada à seca severa, que ameaça atingir um recorde histórico e pode persistir até janeiro.
Muitos rios importantes estão enfrentando condições críticas, com volumes de água abaixo da média histórica. No mês passado, um evento semelhante ocorreu em Manicoré, mas não resultou em fatalidades.
Deslisamento em Beruri
O deslizamento aconteceu no fim de semana na vila de Arumã, que pertence ao município de Beruri, a cerca de 6 horas de barco de Manaus. Segundo os bombeiros, 40 casas desabaram e foram arrastadas para dentro do rio que banha o vilarejo, duas pessoas morreram e outras três seguem desaparecidas.
Por que acontecem os desmoronamentos?
- As áreas onde os desmoronamentos acontecem são banhadas por rios e, durante o período das cheias, elas ficam com o solo extremamente encharcado.
- Nessa época, a água do rio exerce um papel importante: que é o de absorver a pressão do solo encharcado.
- Quando vem a estiagem, o nível dos rios baixa e a margem se distancia do solo, que ainda não conseguiu escoar a água da temporada de cheias.
- O solo pesado não aguenta e a terra desmorona, levando junto tudo o que estiver no caminho.