O presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, está em Manaus, nesta segunda-feira (02/01), para uma agenda ambiental. Steinmeier participou da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no dia 1º de janeiro, em Brasília.
Agora pela manhã, com o governador Wilson Lima, ele visitou o Teatro Amazonas. Em seguida, ele conhece a Torre de Observação e Pesquisa do Inpa, no Museu da Amazônia, na Zona Norte da Cidade.
Steinmeier ainda conhecerá uma reserva florestal no interior do Amazonas, mas retorna ainda hoje para conhecer o novo sistema de licenciamento digital com apoio do monitoramento via satélite do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).
O presidente alemão afirmou que seu país está pronto para reconstruir laços com o governo brasileiro e dar ao novo presidente “o melhor apoio possível em seus ambiciosos planos de proteger a floresta tropical”.
“Minha visita visa dar um impulso para o reinício das relações bilaterais entre nossos países”, disse Steinmeier em Berlim. A viagem, segundo ele, servirá para impulsionar “nosso objetivo comum de proteger do desmatamento a Floresta Amazônica, o pulmão verde do nosso mundo”.
O presidente alemão já anunciou 35 milhões de euros para o Fundo Amazônia. A Alemanha é o principal parceiro socioambiental do Brasil e a Noruega o maior financiador do fundo.
O fundo foi criado em 2008 e financia projetos de redução do desmatamento e fiscalização do bioma.
Leia mais:
Lula reestabelece Fundo Amazônia e revoga decreto pró-garimpo de Bolsonaro
Noruega anuncia que com Lula vai desbloquear Fundo Amazônia
Wilson Lima discute Fundo Amazônia e bioeconomia com delegação alemã que visita o Amazonas