segunda-feira, abril 15, 2024
More
    HomeCotidianoPrefeitura de Manaus: cursos de memória e de zumba para aposentados

    Prefeitura de Manaus: cursos de memória e de zumba para aposentados

    Publicado em

    spot_img

    A Manaus Previdência comemorou o retorno do programa “Vitalidade” com o início das aulas de zumba e do curso Exercitando a Memória, para aposentados e pensionistas da Prefeitura de Manaus. As atividades haviam sido suspensas em março de 2020, por conta da pandemia de Covid-19.

    As aulas serão ministradas, em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), até dia 29 de setembro, todas as segundas e quartas-feiras, das 8h30 às 10h, no prédio anexo da Manaus Previdência, na avenida Constantino Nery, nº 2.480, Chapada, zona Centro-Sul.

    A diretora de Previdência, Ana Silvia Domingues, ressaltou a satisfação de reunir novamente os beneficiários em torno dos cursos ofertados pela instituição, para treinar tanto o corpo quanto a mente.

    Na abertura das atividades, a diretora do departamento de Educação e Aperfeiçoamento da Espi, Jeânia Bezerra, reforçou a importância da parceria com a Manaus Previdência ao longo dos anos para oferecer atividades aos aposentados e pensionistas do município.

    “É uma alegria a Espi estar ofertando esses cursos aos nossos servidores aposentados, neste momento tão difícil, pós-pandemia. Aqui se perderam muitos entes queridos. Então, esse retorno é um momento importantíssimo para eles”, ressaltou.

    O curso Exercitando a Memória é recomendado para o público a partir de 50 anos, explica a instrutora Elaine Vieira, psicóloga e educadora social do envelhecimento na Unati.

    “O envelhecimento é um processo natural. O curso Exercitando a Memória nada mais é do que trabalhar seu processo cognitivo para que seu cérebro não fique parado e não atrofie. O conteúdo terá exercícios para a coordenação motora e questões cognitivas para treinar a memória”, pontuou.

    A aposentada Lurdes Santana já fez o curso de memória em outra edição e afirma que foi um aprendizado muito bom. “Aprendi a lidar melhor com o tato, usar as mãos para procurar os objetos e prestar atenção onde deixamos as coisas”, apontou.

    Outra participante é a aposentada Lídia da Silva Luna. “Esse curso me criou a expectativa de trabalhar a minha memória. Eu sou uma pessoa ativa, mas já sinto algumas dificuldades. Então, por conta disso eu resolvi fazê-lo”, disse.

    Dança é vida

    O professor José Maria explicou como a dança pode ajudar a terceira idade. “As aulas vão ser teóricas e práticas, trabalhando dentro da zumba a parte de mobilidade, equilíbrio e a dança em si. E trabalhando, principalmente, o bem-estar da população, no caso os servidores públicos. É isso que vamos fazer nesse período”, disse.

    A aposentada Auxiliadora Souza se diz uma pessoa ativa e interessada em aprender mais. “Eu espero, com o curso, aprender a dançar zumba. Faço hidroginástica e oficina da memória no Parque do Idoso já há 15 anos”.

    Contato

    Os interessados pelos cursos do Programa Vitalidade podem entrar em contato com o setor Psicossocial da Manaus Previdência pelo telefone (92) 3186-8027, das 8h às 15h, ou pelo e-mail psico.manausprev@gmail.com.

    Leia mais:
    Instituição voltada para idosos recebe R$ 150 mil do governo do AM
    Virou lei: inclusão digital de idosos no Amazonas
    Mais de 2,9 mil casos de violência contra idososão registrados no AM

     

    Últimos Artigos

    Nível dos rios do AM é “preocupante”, diz Defesa Civil

    Em informativo à população compartilhado nesta semana, a Defesa Civil Estadual do Amazonas (DC-AM)...

    AM perde liderança no Norte na produção de ovos

    Com a produção de 520.956 ovos de galinha em 2023, o Amazonas perdeu a...

    Em dois meses, 17 pessoas morreram atropeladas em Manaus

    De janeiro a fevereiro de 2024, 17 pessoas morreram em atropelamentos em Manaus. O...

    Saiba quais alimentos têm sódio em excesso identificados pela Anvisa

    Um relatório divulgado pela Anvisa revelou que 28% dos produtos industrializados monitorados entre 2020...

    Mais artigos como este

    Nível dos rios do AM é “preocupante”, diz Defesa Civil

    Em informativo à população compartilhado nesta semana, a Defesa Civil Estadual do Amazonas (DC-AM)...

    AM perde liderança no Norte na produção de ovos

    Com a produção de 520.956 ovos de galinha em 2023, o Amazonas perdeu a...

    Em dois meses, 17 pessoas morreram atropeladas em Manaus

    De janeiro a fevereiro de 2024, 17 pessoas morreram em atropelamentos em Manaus. O...