Lixo jogado no Igarapé da Cachoeirinha, na zona sul de Manaus, encobre novamente a água em trecho do córrego urbano apenas quatro dias após limpeza. Na segunda-feira (11), equipes da Semulsp (Secretaria Municipal de Limpeza Urbana) recolheram todo o resíduo do igarapé. O ATUAL foi ao local nesta sexta-feira (15) e a superfície da água já estava coberta, a maior parte, por embalagens de plástico.
Os resíduos são arrastados e ficam retidos próximos à ponte na Avenida Silves. Além do impacto visual, há forte odor da água contaminada. Do outro lado das ruas no entorno do igarapé, há residências e pontos comerciais.
De acordo com a Semulsp, a quantidade de lixo retirada dos córregos e orlas de Manaus em junho de 2022 chegou a 2,5 mil toneladas. Em comparação ao mesmo mês de 2021, houve um aumento de 151%.
Dados da secretaria mostram que de janeiro a junho deste ano foram recolhidas 6,7 mil toneladas de resíduos. No mesmo intervalo ano passado, foram 5,9 mil toneladas. No primeiro semestre de 2022, ocorreram 633 ações de limpeza em mais de 50 igarapés, córregos, orlas e praias da capital.
Para evitar que materiais como sofás, camas e geladeiras sejam descartados indevidamente, a Prefeitura de Manaus oferta o serviço de coleta agendada de grandes objetos. O cidadão também pode separar os próprios resíduos recicláveis e levar até um dos Pontos de Entrega Voluntária mantidos pela Prefeitura em diferentes pontos da cidade.
Leia mais:
Prefeitura realiza transbordo de 600 toneladas de lixo
Prefeitura retira mais de 20 toneladas de lixo do igarapé do São Jorge