domingo, abril 14, 2024
More
    HomeCoronavírusPrefeitura intensifica vacinação infantil em comunidades ribeirinhas

    Prefeitura intensifica vacinação infantil em comunidades ribeirinhas

    Publicado em

    spot_img

    Para ampliar a cobertura vacinal das crianças contra a Covid-19, a Prefeitura de Manaus abre, nesta quarta-feira, 9/2, na comunidade Bela Vista do Jaraqui, calha do rio Negro, a vacinação do público infantil residente na zona rural. No local, a escola municipal Divino Espírito Santo será ponto de referência para atender aproximadamente 1,5 mil crianças de 5 a 11 anos de idade que residem nas 30 comunidades da área.

    O atendimento a esta população faz parte das estratégias da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para acelerar a campanha de imunização na capital, no período que antecede o início das aulas presenciais, e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

    Além calha do rio Negro, também a partir desta quarta-feira, a vacinação será intensificada nas 20 comunidades da calha do rio Amazonas, onde residem em torno de 1 mil crianças de 5 a 11 anos.  Para esta área, a unidade de referência será a escola municipal Nossa Senhora de Nazaré, localizada no assentamento Nossa Senhora de Nazaré.

    Transporte

    Para chegar até os locais de vacinação das duas calhas de rio, a Semed fará o transporte das crianças utilizando as lanchas escolares da rede municipal de ensino.

    A titular da Semsa, Shádia Fraxe, destaca que a vacinação na zona rural, tanto a terrestre quanto a ribeirinha, exige mais tempo e mais recursos e que a união de esforços será valiosa para atender mais crianças em menos tempo. “O prefeito David Almeida nos orientou a buscar todos os meios para garantir que nossas crianças sejam vacinadas e que a volta às aulas seja feita com a maior segurança possível”, informa.

    A secretária explica que a estratégia de vacinação nas comunidades é diferenciada e que todas as pessoas não vacinadas contra a Covid-19 poderão ser atendidas.

    “As crianças serão vacinadas nas escolas, em local exclusivo, como recomendam as normas de segurança da Anvisa, e os outros públicos, a partir de 12 anos, em ambiente diferenciado ou por meio de equipes volantes. Chegar a essas comunidades é mais difícil e oneroso, por isso, não podemos perder a oportunidade de alcançar todas as pessoas que, por algum motivo, não foram imunizadas”, destaca Shádia, informando que a intensificação na zona rural será feita até o próximo sábado, 12.

    Zona Urbana

    A vacinação das crianças contra a Covid-19 também terá uma mega-ação na área urbana, com a abertura, no sábado, 12, de novos pontos de vacinação em escolas da rede pública, realização de busca ativa e oferta de transporte para as crianças residentes no entorno. Além da Semed, o trabalho conta com a parceria das secretarias de estado de Educação (Seduc) e de Saúde (SES-AM).

    Na ocasião, 20 pontos de vacinação estarão abertos das 9h às 16h para receber o público infantil: os cinco pontos estratégicos da Semsa – Studio 5, parque Cidade da Criança, Clube do Trabalhador Sesi, Centro de Convivência Magdalena Arce Daou e shopping Manaus Via Norte –cinco unidades de ensino da Seduc e nove unidades da Semed, das quais cinco localizadas na área urbana e quatro na área rural.

    Público

    De acordo com a Semsa, deverão ser vacinadas 20 mil crianças no período de quarta-feira a sábado, aumentando a cobertura vacinal da população infantil na capital.

    “Depois desse período, vamos fazer uma avaliação dos resultados e projetar novas ações até alcançar a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que é chegar a 90% da população estimada para a faixa etária vacinável”, informa Shádia Fraxe.

    Conforme dados do Vacinômetro municipal, desde a abertura da campanha, no dia 17/1, foram vacinadas 48,9 mil crianças de 5 a 11 anos. A população total nesta faixa etária, residente em Manaus é de 260 mil crianças.

    “Vamos trabalhar de modo incansável, como temos feito há mais de 1 ano, para garantir a cobertura vacinal das crianças em parâmetros ideais, alcançando resultados semelhantes aos que já alcançamos com outros públicos”, salienta a secretária.

    Até o momento, mais de 1,7 milhão de pessoas receberam, pelo menos, uma dose da vacina contra a Covid-19 em Manaus, o que corresponde a 96,7% da população maior de 12 anos, e 82% já estão com o esquema vacinal completo.

    Leia mais:
    62,5% das mortes por covid são de pessoas não vacinadas ou com doses atrasadas
    Ministro da Saúde alerta que país não atingiu pico da variante ômicron
    “Taxa atual de contágio da Covid no Brasil é algo sem precedentes”

    Últimos Artigos

    Nível dos rios do AM é “preocupante”, diz Defesa Civil

    Em informativo à população compartilhado nesta semana, a Defesa Civil Estadual do Amazonas (DC-AM)...

    AM perde liderança no Norte na produção de ovos

    Com a produção de 520.956 ovos de galinha em 2023, o Amazonas perdeu a...

    Em dois meses, 17 pessoas morreram atropeladas em Manaus

    De janeiro a fevereiro de 2024, 17 pessoas morreram em atropelamentos em Manaus. O...

    Saiba quais alimentos têm sódio em excesso identificados pela Anvisa

    Um relatório divulgado pela Anvisa revelou que 28% dos produtos industrializados monitorados entre 2020...

    Mais artigos como este

    Nível dos rios do AM é “preocupante”, diz Defesa Civil

    Em informativo à população compartilhado nesta semana, a Defesa Civil Estadual do Amazonas (DC-AM)...

    AM perde liderança no Norte na produção de ovos

    Com a produção de 520.956 ovos de galinha em 2023, o Amazonas perdeu a...

    Em dois meses, 17 pessoas morreram atropeladas em Manaus

    De janeiro a fevereiro de 2024, 17 pessoas morreram em atropelamentos em Manaus. O...