Os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, e da República, Jair Bolsonaro, tem reunião agendada para às 11h desta quarta-feira (14), na sede da suprema corte. Os quatro nomes à frente dos três poderes da República vão debater os limites constitucionais das relações entre os poderes.
A ideia da reunião partiu de Fux, durante encontro com Bolsonaro nesta segunda-feira (13).
O chefe do Judiciário convidou Bolsonaro para conversar no intuito de propor uma trégua nos ataques recorrentemente feitos pelo chefe do Executivo. Nas últimas semanas Bolsonaro protagonizou uma escalada de disparado não apenas contra membros do Legislativo (caso de alguns senadores da CPI da Covid), como também do Judiciário. Um dos alvos foi o ministro Luís Roberto Barroso.
Fux já disse publicamente que pediu, no encontro com Bolsonaro, que este respeitasse os limites da Constituição. Além dos seguidos ataques do presidente e de seus apoiadores aos outros poderes, Bolsonaro tem atentado contra a democracia, ao dizer que não aceitará o resultado das eleições, caso o sistema atual seja alterado para o chamado “voto impresso”. A nova rodada de conversas deve significar, portanto, mais uma tentativa de colocar freios.
Leia mais:
Aleam aprova PL que cria pré-vestibular gratuito para alunos da rede pública
Prefeito é alvo de operação da PF e servidores são afastados
Motociata: Prefeitura diz que se limitará a organizar o trânsito