A prefeita de Coari, Dulce Menezes (MDB), anunciou que faz hoje (19) o pagamento da primeira das 12 parcelas de R$ 300 do programa Direito à Cidadania para milhares de famílias do município do Amazonas. Trata-se do maior programa do país de concessão de auxílio emergencial durante a epidemia do coronavírus (covid-19) no Brasil.
Os recursos são dos cofres públicos de Coari, investidos na política de assistência social do município.
Inicialmente previsto para março, a prefeita resolveu antecipar a primeira parcela em virtude do agravamento da crise com o avanço da doença no Amazonas.
“Esta é uma medida de proteção social para minimizar os impactos da crise provocada pelo coronavírus. Vamos garantir condições básicas de renda para as famílias em situação de vulnerabilidade, além de fortalecer a economia local”.
Conforme a prefeita, o auxílio nesse nível só é possível graças à eficiente gestão orçamentária e financeira de Coari. “O planejamento da prefeitura é para um trabalho em conjunto em benefício da população”.
De acordo com Dulce, o programa Direito à Cidadania foi criado em 2001, e funcionou até 2008, na gestão do ex-prefeito Adail Pinheiro. No entanto, foi retomado em 2019, antes da epidemia do coronavírus no Amazonas, pelo ex-prefeito Adail Filho (Progressistas).
Durante todos esses anos, segundo a prefeita, o programa prestou assistência a famílias vulneráveis socialmente em alimentação, saúde e educação. Para 2021, Dulce ampliou o valor da parcela mensal em R$ 50.
Leia mais:
Mutirão de obras da prefeitura pavimenta 47 ruas no Riacho Doce
Governo do Amazonas incentiva produção de soja em Boca do Acre
Rotta improvisa gabinete e, no banquinho, atende vereadores
Mais informações.