domingo, dezembro 22, 2024
More
    HomePoderAmazonasAutoridades do AM lamentam anúncio de venda da Petrobras

    Autoridades do AM lamentam anúncio de venda da Petrobras

    Publicado em

    spot_img

    Inconformadas com o anúncio de que a empresa Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras) venderá sua participação em concessões do Polo Urucu no Amazonas, algumas autoridades do estado têm se pronunciado sobre o assunto. O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), pediu diálogo entre a Petrobras e o Governo do Estado para encontrar outra alternativa que não seja a venda. O governador Wilson Lima (PSC), por sua vez, defendeu que a transição no processo de venda vai garantir outros investimentos locais.

    A estatal brasileira fez o anúncio da venda na última sexta-feira (27), dizendo que venderia a totalidade de sua participação em um conjunto de sete concessões de produção terrestres localizadas na Bacia de Solimões, no Amazonas. De acordo com a Petrobras, a medida contribuirá para a redução do endividamento da empresa.

    Em um vídeo publicado em suas redes sociais no último domingo (28), o chefe do Executivo de Manaus destacou a importância da geração de empregos que a empresa proporciona na região do interior do Amazonas e a consequente preservação do meio ambiente. “É muito grave para o Amazonas a saída da Petrobras, perder os investimentos em Urucu, em um momento de economia combalida, é o pior para o nosso Estado, uma situação que nos esvazia”, declarou Arthur.

    O governador também se manifestou sobre o tema. Por meio de sua assessoria, ele disse que “a preocupação que nós temos é a de que não haja descontinuidade da exploração. Estamos pleiteando junto ao Ministério das Minas e Energia o compromisso de que a Petrobras mantenha os investimentos e a produção durante processo de transição para o novo investidor que vai assumir as operações no campo de Urucu”.

    Nas redes sociais, o senador Eduardo Braga (MDB) também se mostrou contrário a saída da estatal do Amazonas. “Não podemos admitir a perda da Petrobras no Amazonas. Além da arrecadação de impostos, ela gera milhares de empregos diretos e indiretos no nosso estado. Ao contrário disso, temos que buscar ainda mais investimentos na área de petróleo e gás”, publicou o parlamentar.

    O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Josué Neto (PRTB), disse nesta segunda-feira (29) que a Petrobras está saindo do Amazonas por sempre ter prejuízo em relação ao monopólio da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás). “A Petrobras sempre teve prejuízo no Amazonas. Em alguns Estados a Petrobras ganha dinheiro, em alguns estados a Petrobras ganha pouco dinheiro e em outros estados ela perde pouco dinheiro, mas no Estado do Amazonas ela perde muito dinheiro porque suas operações são subsidiadas e ela paga para trabalhar no Amazonas isso há muitos anos”, afirmou o parlamentar.

    De acordo com a petroleira, o processo de venda consiste na cessão dos direitos de exploração, desenvolvimento e produção de óleo e gás natural. Além das concessões e suas instalações de produção, estão incluídos na transação, segundo a empresa, as unidades de processamento da produção de petróleo e gás natural e instalações logísticas de suporte à produção.

    Sobre o Polo

    O Polo Urucu compreende concessões de produção (Araracanga, Arara Azul, Carapanaúba, Cupiúba, Leste do Urucu, Rio Urucu, Sudoeste Urucu), todas localizadas no Amazonas, nos municípios de Tefé e Coari, em uma área de aproximadamente 350 km2.

    Leia mais:
    Gás natural gerou mais de R$ 1 bilhão ao Amazonas em 2018 e 2019
    Decreto sobre tributação do setor de gás incentiva produção no Amazonas
    Outubro bate recorde de consumo do gás natural no Amazonas

    Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta

    Últimos Artigos

    Nível dos rios do AM é “preocupante”, diz Defesa Civil

    Em informativo à população compartilhado nesta semana, a Defesa Civil Estadual do Amazonas (DC-AM)...

    AM perde liderança no Norte na produção de ovos

    Com a produção de 520.956 ovos de galinha em 2023, o Amazonas perdeu a...

    Em dois meses, 17 pessoas morreram atropeladas em Manaus

    De janeiro a fevereiro de 2024, 17 pessoas morreram em atropelamentos em Manaus. O...

    Saiba quais alimentos têm sódio em excesso identificados pela Anvisa

    Um relatório divulgado pela Anvisa revelou que 28% dos produtos industrializados monitorados entre 2020...

    Mais artigos como este

    Nível dos rios do AM é “preocupante”, diz Defesa Civil

    Em informativo à população compartilhado nesta semana, a Defesa Civil Estadual do Amazonas (DC-AM)...

    AM perde liderança no Norte na produção de ovos

    Com a produção de 520.956 ovos de galinha em 2023, o Amazonas perdeu a...

    Em dois meses, 17 pessoas morreram atropeladas em Manaus

    De janeiro a fevereiro de 2024, 17 pessoas morreram em atropelamentos em Manaus. O...