Durante o carnaval, desde a última sexta-feira (21) e a noite desta quarta-feira (26), 277 motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool em Manaus e na região metropolitana da capital. O aumento em comparação com o número passado foi de 20,43%, segundo o Detran-AM.
No carnaval de 2019, 230 motoristas alcoolizados foram flagrados ao volante. Neste ano, em apenas dez horas de operação, 105 foram multados. O número foi recorde no Amazonas.
Pela capital, durante os cinco dias da operação, o Detran-AM realizou 5.745 testes de alcoolemia – um crescimento de 169% em relação do mesmo período do ano passado quando foram realizados 2.575 testes.
Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (27) durante balanço da operação Carnaval da Paz, realizado pelos órgãos de segurança do Estado.
“Nós entendemos o balanço como positivo. É natural a intensificação das fiscalizações nesse período de carnaval, à semelhança do que foi feito nas festas de fim de ano e no carnaval também do ano passado. Nós cumprimos à risca o nosso papel institucional que o Código de Trânsito Brasileiro nos impõe, que é trabalhar não só com a repressão, mas também com a prevenção”, disse o diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá.
Durante as fiscalizações, 628 multas foram aplicadas e 121 veículos foram removidos ao parqueamento por diversas irregularidades.
Prevenção
Ações de educação alcançaram aproximadamente 200 mil pessoas, um crescimento de 900% em relação ao ano de 2019 quando 20 mil pessoas foram alcançadas pelas ações educativas. Neste ano, o Detran-AM promoveu um trânsito seguro por meio de ações educativas dinâmicas.
O “Bloco do Detran” passou em bares, blocos, bandas de Carnaval e pelo Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho – Sambódromo, levando alegria e conscientização para o trânsito por meio de abordagens educativas e encenação teatral para alertar os motoristas sobre os riscos de misturar bebida e direção.
Leia mais:
Práticas abusivas no comércio durante período de Carnaval
Violência no Carnaval: você sabe o que fazer?
Polícia Civil alerta sobre importunação sexual em eventos carnavalescos
Com informações do G1*