O Portal G1 de Notícias realizou um levantamento sobre algumas promessas específicas feitas pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), em seu programa de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e em entrevistas concedidas no período eleitoral. A reportagem do Portal Projeta fez um resumo das principais ações que foram cumpridas, de acordo com o levantamento do site da Globo, que destacou 56 dessas promessas.
Pelo levantamento, em 3 anos de mandato, das 56 promessas estipuladas pelo atual Governo de Manaus, 21 foram cumpridas, 11 foram cumpridas parcialmente e 24 ainda não foram nem iniciadas. Um exemplo do que ainda não foi realizado foi a implantação do BRT, cujo compromisso de campanha previa a criação de um sistema com ônibus, vias exclusivas e terminais.
As promessas foram divididas nas seguintes categorias: Mobilidade Urbana; Educação e Cultura; Saúde; Infraestrutura; Turismo; Direitos Humanos e Sociais; Esporte; Meio Ambiente; Economia; e Segurança Pública.
Na área de Mobilidade Urbana o que foi cumprido integralmente até o momento é a Implantação do Manaus Bike, que criou a rede de ciclovias integradas aos modais da cidade, com implantação de bicicletários e outros equipamentos públicos de apoio ao ciclista, nos principais pontos da cidade. Também foi realizada a implantação da Zona Azul, que visa ampliar a oferta de vagas de estacionamento público em áreas de elevada concentração de veículos.
Na Educação, o prefeito manauara cumpriu a promessa de Implantar o Museu da Cidade de Manaus, de assinar a Lei de Incentivo à Cultura e de expandir o Programa Escola Conectada, com a oferta de conteúdos pedagógicos online de português e matemática para a rede municipal de ensino. Parcialmente, também foi cumprido o compromisso de ampliar o ensino de inglês para toda a rede municipal.
Na Saúde, a maioria das metas levantadas pelo G1 foram cumpridas. Destacando a criação de ambulatórios para tratamento de asma e rinites de crianças que residem em quatro áreas da cidade; a entrega de medicamentos da Cesta do Sistema Único de Saúde (SUS) aos pacientes idosos, com doenças crônicas e pessoas com deficiência. O chefe do Executivo municipal também cumpriu a implantação do Kit Cegonha para mulheres grávidas, criou as Clínicas da Família, implantou as Unidades Fluviais Móveis e criou o Programa Saúde na Escola.
Nas áreas de Turismo e Direitos Humanos, algumas propostas foram cumpridas em partes. No setor de Esportes, os três compromissos assumidos foram cumpridos: a oferta de aulões de educação física; a implantação do programa Academia do Idoso; e a expansão das Academias ao Ar Livre.
No Meio Ambiente, o Governo aumentou o serviço de fiscalização de invasões e danos ao meio ambiente e cumpriu parcialmente a promessa de ampliar o programa Arboriza Manaus. Na área de Economia, somente uma ação destaca não foi implantada: a criação do Banco da Juventude. E, em partes, a promessa de reestruturar a Guarda Municipal foi cumprida pelo prefeito na área de Segurança Pública.
O levantamento completo do G1 pode ser acessado no link http://especiais.g1.globo.com/amazonas/2017/as-promessas-de-arthur/#/3-anos
Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta