terça-feira, maio 28, 2024
More
    HomePoderAmazonasDurante primeiro ao vivo de 2020, governador destaca ações da saúde

    Durante primeiro ao vivo de 2020, governador destaca ações da saúde

    Publicado em

    spot_img

    O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), usou suas redes sociais nesta quinta-feira (2) para fazer um balanço do primeiro ano de sua gestão e para falar sobre suas projeções para 2020. Ele iniciou o ao vivo destacando o êxito da operação réveillon, que contou com a presença de 800 policiais na capital e 800 no interior do estado. O chefe do Executivo ressaltou, ainda, que durante a passagem do ano foram registradas 16 prisões e 179 motoristas foram flagrados dirigindo embriagados.

    O maior destaque da live realizada pelo governador foi a área da saúde. Ele informou que já se reuniu neste ano com a equipe de saúde para discutir a questão dos terceirizados, cuja contratação, segundo Wilson Lima, deve começar já neste mês de janeiro. Wilson Lima também enfatizou os recursos na ordem de R$ 76 milhões de reais que foram repassados pelo Governo às prefeituras para andamento de obras ou atendimentos que estavam parados na área da saúde.

    “Alguns utilizaram estes recursos para reforma de hospitais, outros para compra de equipamentos, enfim, a gente deu um salto muito significativo neste ano de 2019 no atendimento da área de saúde no interior. As farmácias estão abastecidas entre 70 e 80% de medicamentos e agora, em 2020, vamos avançar ainda mais”, disse o governador.

    Outro destaque da fala de Wilson Lima foi a questão do Hospital Francisca Mendes, cujas questões têm sido bastantes citadas nos últimos meses. “Hoje estive conversando com o diretor do Hospital Francisca Mendes. Aos poucos a rotina lá no hospital vai sendo retomada. Estamos numa gestão compartilhada desde o dia 4 dezembro. Desde que isso aconteceu, já tivemos avanços muito significativos. Não existe mais fila para angioplastia ou cateterismo”, informou.

    Além disso, Wilson Lima também comunicou que em 2020 será iniciada a implantação de um sistema automatizado na área da saúde. Ele revelou também que a capacidade de atendimento da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoan) vai aumentar cinco vezes mais.

    “Eu nunca estive tão otimista com uma área como estou com a área da saúde. É uma área que tenho me preocupado e que estou trabalhando pessoalmente. Pode ter certeza que, apesar das dificuldades, dos problemas que nós enfrentamos, a gente tem conseguido dar uma resposta muito efetiva. A questão da saúde é um problema crônico que vem de muito tempo. (…) O ano de 2020 vai ser decisivo nessa área para melhorar o atendimento aos pacientes tanto da capital quanto do interior”, salientou o governador.

    Durante a live, o chefe do Executivo também respondeu a perguntas sobre obras na rodovia M-010 e informou que já estão sendo realizadas obras de tapa buraco no local. “Nós estamos construindo um projeto para que em 2020 possamos recuperar toda essa rodovia, que faz a ligação entre Manaus e Itacoatiara. Nós vamos transforma-lá num corredor de atividades econômicas”.

    Além deste ao vivo, o governador do Estado também concedeu uma entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (2), em que fez uma apresentação de todos os feitos de seu primeiro ano de governo em todas as áreas. A entrevista pode ser conferida na página de Wilson Lima no Facebook.

    Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta

    Últimos Artigos

    Nível dos rios do AM é “preocupante”, diz Defesa Civil

    Em informativo à população compartilhado nesta semana, a Defesa Civil Estadual do Amazonas (DC-AM)...

    AM perde liderança no Norte na produção de ovos

    Com a produção de 520.956 ovos de galinha em 2023, o Amazonas perdeu a...

    Em dois meses, 17 pessoas morreram atropeladas em Manaus

    De janeiro a fevereiro de 2024, 17 pessoas morreram em atropelamentos em Manaus. O...

    Saiba quais alimentos têm sódio em excesso identificados pela Anvisa

    Um relatório divulgado pela Anvisa revelou que 28% dos produtos industrializados monitorados entre 2020...

    Mais artigos como este

    Nível dos rios do AM é “preocupante”, diz Defesa Civil

    Em informativo à população compartilhado nesta semana, a Defesa Civil Estadual do Amazonas (DC-AM)...

    AM perde liderança no Norte na produção de ovos

    Com a produção de 520.956 ovos de galinha em 2023, o Amazonas perdeu a...

    Em dois meses, 17 pessoas morreram atropeladas em Manaus

    De janeiro a fevereiro de 2024, 17 pessoas morreram em atropelamentos em Manaus. O...