Os registros de feminicídio em Manaus tiveram um aumento de 300% de 2018 para 2019, segundo dados do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). O levantamento corresponde aos meses de janeiro a outubro dos dois anos e também mostra um índice de crimes contra mulheres de toda natureza.
Segundo os dados do Sisp, entre janeiro e outubro de 2018, três casos de feminicídio foram registrados em Manaus. Já em 2019, o número quadruplicou. Foram 12 crimes contra mulheres registrados pela polícia, durante o mesmo período.
Outros números
Os maiores índices de crimes contra mulheres registrados em 2018, conforme o Sisp, foram ameaça, injúria, vias de fato, lesão corporal e perturbação da tranquilidade. Apenas os cinco crimes com mais registros somam 22.950 casos que passaram pela polícia durante o ano, de 24.510 de todas as ocorrências.
Os crimes contra mulheres que menos tiveram registros durante o ano foram constrangimento ilegal, com 20 casos, retenção de documento, com 19 registros, abandono de incapaz, com 18, estupro de vulnerável, com 15, e assédio sexual, com 9 registros.