De acordo com nota publicada na coluna Radar, da Veja, executivos da Rede Globo iniciaram abordagens no Congresso Nacional, com o objetivo de avaliar as chances de Luciano Huck na disputa presidencial em 2022.
A iniciativa pode ter relação com os resultados de pesquisa FSB/Veja sobre eleição presidencial, divulgada no início de dezembro. O levantamento mostra que Huck não teria bom desempenho se as eleições acontecessem este mês.
Em todos os possíveis cenários apresentados, ao disputar com Jair Bolsonaro, Lula, Fernando Haddad e Sérgio Moro, o apresentador não ultrapassa os 15% de intenções de voto, pairando sempre em terceiro ou quarto lugar na disputa.
Em uma primeira hipótese, caso disputasse com Bolsonaro, Huck ficaria em terceiro lugar com apenas 12% dos votos, contra 33% do atual presidente e 15% de Fernando Haddad. Em outra situação, se Lula fosse o candidato pelo PT no lugar do ex-prefeito de São Paulo, as chances do apresentador seriam ainda menores: apenas 9% do eleitorado o escolheria.
Huck x Moro
Ao disputar com Moro, Huck tampouco se destacaria. Neste cenário, ele teria 15% dos votos, ficando em terceiro lugar. Em segundo, estaria Haddad, com 16%. Moro ganharia a disputa, com 32%.
Com relação à intenção de voto, a pesquisa diz que 47% do eleitorado poderiam votar no apresentador. No entanto, a rejeição é proporcional: 46% não votariam em Huck “de jeito nenhum”.