sexta-feira, julho 26, 2024
More
    HomePoderAmazonasAmazonas Energia diz que apagões são por ligações clandestinas

    Amazonas Energia diz que apagões são por ligações clandestinas

    Publicado em

    spot_img

    Os dirigentes da Amazonas Energia participaram na última quarta-feira, de tribuna popular na Câmara Municipal de Manaus (CMM) para tratar sobre as recentes e corriqueiras interrupções no fornecimento de energia na cidade de Manaus. Aos vereadores, o diretor-presidente da concessionária Amazonas Energia, Tarcisio Estefano, afirmou que o problema é uma consequência do aumento de ligações clandestinas na cidade, os conhecidos gatos.

    “Infelizmente temos um problema de desvio de energia em Manaus o que ocasiona muitos problemas para os consumidores e para o estado que deixa de arrecadar bilhões que poderiam ser investidos em melhorias”, disse.

    Tarcisio Estefano apresentou dados sobre melhorias que estão sendo feitas pela empresa, como por exemplo, a construção de quatro novas subestações, que deverão ampliar a quantidade de geração de energia, e minimizar os problemas de apagões na cidade.

    O diretor presidente da Amazonas Energia, falou ainda sobre a redução de 6% na tarifa de energia, já anunciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e que passa a valer a partir da próxima sexta-feira, 1º de novembro.

    O autor da proposta, vereador André Luiz (PTC), que é presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Casa Legislativa, disse que a presença do dirigente da concessionária na Câmara foi fundamental para que todas as dúvidas e reclamações quanto ao serviço prestado cheguem até a empresa para que o problema seja de fato solucionado.

    Tema recorrente

    O presidente da CMM Joelson Silva (PSDB), abriu espaço para a manifestação dos vereadores. A maioria deles lamentou que o problema dos apagões tenha voltado à pauta das discussões na Câmara.

    O primeiro a participar do debate foi o vereador Wallace Oliveira (PODE). Ele lamentou que o problema ainda persista após tantas discussões, contudo, parabenizou o diretor presidente da Amazonas Energia, que apresentou dados que podem minimizar o transtorno ocasionado aos manauaras. “É de se lamentar que estejamos discutindo a mesma pauta aqui na Casa. Porém quero parabenizar o vereador André Luiz e o diretor presidente da Amazonas Energia que trouxeram novidades que podem minimizar os problemas enfrentados pelos manauaras quanto ao fornecimento de energia”.

    A vereadora professora Jacqueline (PHS), aproveitou a presença do representante da empresa, para pedir que o serviço seja regularizado nas comunidades rurais. “É preciso que a empresa possa olhar por estes moradores da área rural que são praticamente invisíveis. Eles querem até cobrar a melhoria do serviço, mas não podem porque não são regularizados, pois a empresa não vai lá, por isso peço, que, com a presença do Tarcisio Estefano aqui, eles possam ser ouvidos e ter o serviço de forma regular”, pediu.

    Para o vereador Bessa (SD)  é preciso que a empresa monte planos que permitam a prevenção de acidentes que ocasionam interrupção no fornecimento de energia, como por exemplo, queda de árvores. “Existem áreas com muitas árvores que precisam de poda. Esse tipo de serviço poderia ser feito de forma preventiva, o que traria economicidade para a Amazonas Energia”, finalizou.

    Com informações da Câmara Municipal de Manaus*

    Últimos Artigos

    Nível dos rios do AM é “preocupante”, diz Defesa Civil

    Em informativo à população compartilhado nesta semana, a Defesa Civil Estadual do Amazonas (DC-AM)...

    AM perde liderança no Norte na produção de ovos

    Com a produção de 520.956 ovos de galinha em 2023, o Amazonas perdeu a...

    Em dois meses, 17 pessoas morreram atropeladas em Manaus

    De janeiro a fevereiro de 2024, 17 pessoas morreram em atropelamentos em Manaus. O...

    Saiba quais alimentos têm sódio em excesso identificados pela Anvisa

    Um relatório divulgado pela Anvisa revelou que 28% dos produtos industrializados monitorados entre 2020...

    Mais artigos como este

    Nível dos rios do AM é “preocupante”, diz Defesa Civil

    Em informativo à população compartilhado nesta semana, a Defesa Civil Estadual do Amazonas (DC-AM)...

    AM perde liderança no Norte na produção de ovos

    Com a produção de 520.956 ovos de galinha em 2023, o Amazonas perdeu a...

    Em dois meses, 17 pessoas morreram atropeladas em Manaus

    De janeiro a fevereiro de 2024, 17 pessoas morreram em atropelamentos em Manaus. O...