Democracia Digital nada mais é do que uma nova forma de atuação política e social. Ela se relaciona aos meios e modos de utilização das ferramentas de comunicação digital para incrementar as práticas políticas já existentes. A cada eleição, vemos as redes sociais ganharem mais força na decisão de voto dos eleitores. Para debater este tema e orientar a população sobre o cuidado que devem ter, principalmente em relação à notícias falsas (fake news), o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), em parceria com diversas outras instituições, realiza, no dia 15 de outubro, o programa Democracia Digital – Eleições 2020.
A edição do Democracia Digital em Manaus é gratuita e aberta ao público. O evento acontecerá na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), localizada à Avenida Humberto Calderano nº 2000, a partir das 9h. A proposta é construir uma grande articulação e mobilização entre Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), Ordem dos Advogados do Brasil (OABs), organizações da sociedade civil, meios de comunicação independentes e cidadãos, para conscientizar, educar e combater os processos de desinformação em massa nas eleições municipais de 2020 nas capitais brasileiras.
De acordo com o diretor do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, Luciano Santos, “o objetivo é realizar um grande debate, orientando os eleitores, os cidadãos e a sociedade sobre esse importante acontecimento e o combate a desinformação. (…) Debater as fake news, desinformação, uso de robôs, tecnologia. É o assunto do momento. Assunto que desequilibrou a eleição de 2018 e que tem consequência para as próximas eleições de 2020”, explica.
As inscrições para participar do debate são gratuitas e podem ser feitas pelo Sympla, através do link https://www.sympla.com.br/democracia-digital—eleicoes-2020__660506
Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta