Sob a coordenação do chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, uma comitiva de ministros visitou, nesta terça-feira (3), a cidade de Manaus. O objetivo do encontro foi discutir as medidas de combate às queimadas na Amazônia, que têm preocupado o Brasil e mundo. Participaram os ministros do Meio Ambiente, Ricardo Sales; e o da Defesa Civil, Fernando Azevedo e Silva. As autoridades federais foram recebidas pelo governador do Amazonas, Wilson Lima; e pelos governadores do Acre, Gladson Cameli; de Roraima, Antônio Denarium; e de Rondônia, Marcos Rocha.
Em nota, o ministro-chefe da Casa Civil havia destacado a importância do diálogo com as autoridades locais na busca por soluções para a região. “O presidente, depois de receber aqui no Planalto os governadores da Amazônia Legal, determinou que fôssemos até lá para ouvir as demandas e, juntos, buscar soluções para as questões que envolvem a região, levando em conta a especificidade de cada estado”.
Na opinião do governador do Amazonas, é importante discutir e analisar as ações “que já estão sendo tomadas no estado do Amazonas e nos outros estados, para combater o desmatamento e também as queimadas. Agora, mais importante que tudo isso é começar a pensar no futuro, porque ano que vem nós vamos ter uma situação muito parecida se nenhuma ação efetiva for tomada”, disse Wilson Lima.
O grupo foi recepcionado na sede do Governo do Amazonas e também conta com a presença do secretário geral da Presidência, Jorge Antônio de Oliveira; o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Eduardo Fortunato Bim; o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Augusto Xavier da Silva; e o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), João Carlos de Jesus Correia,
A equipe esteve também no Pará, na segunda-feira (2), onde discutiu o fortalecimento do monitoramento, fiscalização, regularização fundiária, Fundo Amazônia e desenvolvimento do sustentável.
Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta.