Vicente Nogueira assumirá a gestão da Secretario de Estado de Educação do Amazonas (Seduc). Ele assumirá o cargo no lugar de Luis Castro, que pediu demissão. O anúncio foi feito pelo Governador Wilson Lima, durante a abertura da Semana da Pátria na manhã desta segunda-feira (2).
Luiz Castro pediu demissão do cargo na noite de terça-feira (27). Ex-deputado estadual pela REDE, Castro atuou por quase nove meses no governo de Wilson Lima.
Na última semana o Ministério Público de Contas do Estado do Amazonas (MPC-AM) denunciou a Seduc por possíveis irregularidades no transporte escolar contratado pela pasta para utilização dos alunos nas zonas rurais de Manaus e nos demais municípios.
A representação é resultado do Procedimento Preparatório instaurado para identificar a “terceirização e/ou quarteirização dos serviços de transporte, qualidade dos serviços e identificação de veículos irregulares e condutores sem habilitação”.
Durante o discurso de pouco mais de 12 minutos, Luiz Castro rebateu as acusações. “Entendo que, neste primeiro momento, deve estar a verdade. Não vou me defender, pois não preciso me defender. Quero que a verdade aflore. Vou ajudar a trazer os elementos para mostrar que, em nenhum momento, coadunei, apoiei ou fui omisso diante de irregularidades na área de transporte ou em qualquer outra da Seduc”, afirmou o ex-deputado.
No dia 7 de agosto deste ano, o – até então – secretário de Estado de Educação determinou a criação de uma comissão de sindicância dentro da secretaria para apurar denúncias já recebidas junto ao órgão acerca do transporte escolar.