Anualmente, o Dia Nacional de Combate ao Fumo é celebrado no dia 29 de agosto (próxima quinta-feira). A data foi instituída pela Lei Federal nº 7.488/86, com o intuito de alertar a população para os efeitos nocivos e mortais do uso do tabaco, da exposição ao fumo passivo e para desencorajar o uso do tabaco em qualquer forma. O município de Manaus terá uma programação especial nesta semana em todas as unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A campanha “Tabaco ou Saúde” acontece até sexta-feira (30). Serão realizadas diversas ações voltadas a alertar a população, em especial os jovens e adolescentes, sobre os riscos do uso do cigarro.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis. Destes, o tabagismo é responsável por 85% das mortes por doença pulmonar crônica (bronquite e enfisema), 30% por diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo do útero, estômago e fígado), 25% por doença coronariana (angina e infarto) e 25% por doenças cerebrovasculares (AVC).
De acordo com dados de 2018 do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tabagismo também é considerado um fator importante de risco para o desenvolvimento de outras enfermidades, tais como tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata, entre outras.
A Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada em 2018 pelo Ministério da Saúde, detectou que 6,4% da população adulta de Manaus é fumante. O dado representa menos da metade do que o registrado na pesquisa realizada no ano de 2008, quando o índice foi de 13,5%. Neste mesmo ano, foi implantado o Programa Municipal de Controle do Tabagismo e foi iniciada a construção dos ambulatórios de tratamento contra o tabaco na rede municipal.
O secretário municipal de Saúde de Manaus, Marcelo Magaldi, destaca que, mesmo com a redução no índice de fumantes no município, registrada a cada ano, é preciso manter a mobilização da sociedade no combate ao uso do cigarro. “O tabagismo causa dependência física, psicológica e comportamental. Os fumantes inalam mais de 4.720 substâncias tóxicas, o que inclui o monóxido de carbono, amônia e cetonas. E o arsênio, níquel, chumbo e substâncias radioativas são algumas das 43 substâncias cancerígenas inaladas por fumantes”, alerta Marcelo Magaldi.
Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta