Yolanda Bento, do Portal Projeta – O eclipse solar total acontece nesta terça-feira (2) e é considerado o maior evento astronômico do ano. O Chile e a Argentina terão uma vista privilegiada do fenômeno a partir das 16h38 (hora local) ou 17h38 no horário de Brasília. A escuridão, que terá duração de menos de dois minutos, é resultante do alinhamento entre o Sol, a Lua e a Terra.
O eclipse solar pode ser de três tipo: total (quando a lua encobre totalmente a luz solar), parcial (apenas uma parte da iluminação é encoberta pela Lua) e anelar, quando a distância entre os astros faz a Lua parar na frente do Sol, mas encobrindo apenas o centro, assim formando um anel de luz em torno da sombra da Lua que cobre o Sol.
Animação produzida pela Nasa mostra o rastro de sombra que o eclipse solar vai deixar no Planeta Terra. (Foto: Divulgação/Nasa)
Os eclipses solares totais ocorrem a cada 18 meses. O Brasil poderá assistir a um apenas em 2045.
O fenômeno poderá ser parcialmente observado do Brasil, entre 5% a 60% do eclipse, com exceção do Nordeste. Em São Paulo, será possível ver cerca de 27% do eclipse, mas em algumas cidades do Sul do Brasil, como Porto Alegre, a visibilidade chegará a 58%. Os estados da Região Norte vão ver apenas um pequeno eclipse.
É importante lembrar que não se deve olhar diretamente para o Sol. É indicado o uso de óculos especiais que filtrem os raios solares ou então telescópios ou câmeras com algum tipo de filtro.
Neste site, é possível ver como o eclipse aparecerá em Manaus e nas outras cidades do mundo.
A Estação Espacial Internacional (NASA) vai transmitir em vídeo ao vivo o fenômeno, com imagens obtidas pelos telescópios em Vicuña, no Chile.
De acordo com a Nasa, estudar o Sol durante os eclipses solares totais ajuda os cientistas a entender a fonte e o comportamento da radiação solar que impulsiona o clima espacial perto da Terra, o que pode afetar a saúde dos astronautas no espaço e a durabilidade dos materiais usados para construir espaçonaves.
O eclipse na astrologia
Para os que acreditam, o eclipse solar traz oportunidades de novos inícios. Com o seu eixo nos signos de Câncer e Capricórnio, o fenômeno evidencia os objetivos profissionais e o lado racional com as emoções, autocuidado e a atenção dada a essas áreas da vida. Segundo a astrologia, os efeitos do eclipse reverberam por meses após o acontecimento.