sábado, julho 27, 2024
More
    HomeCotidianoDona Onete é atração nacional da Virada Sustentável

    Dona Onete é atração nacional da Virada Sustentável

    Publicado em

    spot_img

    A diva do carimbó “chamegado” foi confirmada na programação do maior festival de sustentabilidade da América Latina, que vai acontecer nos dias 26, 27 e 28 de julho com centenas de atividades gratuitas em todas as zonas de Manaus. O evento é uma correalização da Fundação Amazonas Sustentável (FAS).

    O lançamento da Virada Sustentável Manaus 2019 aconteceu com a presença do secretário de Estado de Cultura, Marcos Apolo Muniz, do secretário de Estado de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, do diretor do Parque do Mindu, José Feitosa da Silva, do superintendente da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Virgílio Viana, além de representantes de mais de 40 organizações da sociedade civil que ajudam a organizar o festival.

    “A sociedade perdeu sua conexão com a natureza. A Virada vem trazer a mudança, fazer repensar, fazer um alerta, uma chamada para a população, bem como conectar as instituições que tem o propósito de melhorar o mundo. Os mais de 800 voluntários inscritos em apenas três dias demonstra que a sociedade está sedenta de oportunidades de participar, de fazer algo”, enfatizou Virgílio Viana durante a cerimônia.

    A proposta da Virada Sustentável Manaus é aumentar o engajamento da sociedade para a melhoria da cidade, utilizando atividades lúdicas e inspiradoras como ferramenta. Mais de 800 voluntários estarão envolvidos na mobilização.

    Programação

    Entre as novidades anunciadas no lançamento está a inclusão de mais um dia no cronograma do festival, antes realizado ao longo de um fim de semana. “Agregamos a sexta-feira como um dia dedicado à disseminação de conteúdo, com a realização de atividades como palestras, debates, rodas de conversa, exibição de filmes, entre outras””, explicou a coordenadora da Virada Sustentável Manaus, Paula Gabriel.

    Outro destaque desta edição será a abertura do festival, marcada para o dia 25 de julho, no Largo São Sebastião, com apresentação da Amazonas Jazz Band. “Sempre realizamos a abertura no Teatro Amazonas, mas, por conta da limitação de espaço, decidimos levar o evento para o Largo, garantindo que mais pessoas possam participar e ter acesso ao espetáculo”, disse Paula.

    Além do Largo São Sebastião, a Virada Sustentável terá palco com shows e apresentações gratuitas no Monte das Oliveiras, Redenção, Bosque da Ciência e Shopping Manaus Via Norte. O show da Dona Onete deverá fechar a programação.

    Inscrições abertas

    Para integrar a programação cultural estão abertas inscrições para artistas com projetos que se enquadrem nas modalidades de teatro, dança, tradução em libras, música, grafitti, artes cênicas e artes gráficas. Cada proponente pode se inscrever individualmente ou em grupo, até o dia 10 de junho, no site:www.viradasustentavel.org.br/manaus.

    O edital também está aberto para oficineiros, palestrantes, organizações, fundações, movimentos, coletivos, escolas, faculdades e equipamentos culturais que desenvolvem iniciativas relacionadas a pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

    Organizadores

    A quinta edição da Virada Sustentável Manaus, via Lei de Incentivo à Cultura, tem patrocínio da Uber, Bemol e CMPC, copatrocínio da Liberty Seguros e parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Além disso, possui colaboração da Whirlpool, Votorantim, World Animal Protection, Grupo Martins/IAMAR, Instituto Sabin, Local Hostel Manaus, Local Hostel Figueiredo, Agência Oto e Up Comunicação Inteligente.

    Últimos Artigos

    Nível dos rios do AM é “preocupante”, diz Defesa Civil

    Em informativo à população compartilhado nesta semana, a Defesa Civil Estadual do Amazonas (DC-AM)...

    AM perde liderança no Norte na produção de ovos

    Com a produção de 520.956 ovos de galinha em 2023, o Amazonas perdeu a...

    Em dois meses, 17 pessoas morreram atropeladas em Manaus

    De janeiro a fevereiro de 2024, 17 pessoas morreram em atropelamentos em Manaus. O...

    Saiba quais alimentos têm sódio em excesso identificados pela Anvisa

    Um relatório divulgado pela Anvisa revelou que 28% dos produtos industrializados monitorados entre 2020...

    Mais artigos como este

    Nível dos rios do AM é “preocupante”, diz Defesa Civil

    Em informativo à população compartilhado nesta semana, a Defesa Civil Estadual do Amazonas (DC-AM)...

    AM perde liderança no Norte na produção de ovos

    Com a produção de 520.956 ovos de galinha em 2023, o Amazonas perdeu a...

    Em dois meses, 17 pessoas morreram atropeladas em Manaus

    De janeiro a fevereiro de 2024, 17 pessoas morreram em atropelamentos em Manaus. O...