quinta-feira, novembro 21, 2024
More
    HomeSociedadeAmazonasLago Janauari deve ser transformado em refúgio ecológico para turismo sustentável

    Lago Janauari deve ser transformado em refúgio ecológico para turismo sustentável

    Publicado em

    spot_img

    O Lago Janauari poderá ser transformado em refúgio ecológico para promoção de turismo de base sustentável.

    O projeto da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) inclui ações para o ordenamento de turismo na região, localizada no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), garantindo o bem-estar animal e a geração de renda sustentável para as comunidades no entorno do futuro refúgio. Uma equipe da secretaria realizou expedição ao local na segunda-feira (20).

    Atualmente, a área prevista no projeto para abrigar o refúgio está inserida em duas Áreas de Proteção Ambiental (APAs): Encontro das Águas (municipal) e Padauari-Solimões (estadual). A proposta da Sema é criar uma unidade de conservação estadual em sobreposição às APAs, levando governança e serviços públicos para moradores e visitantes. O projeto deverá contar ainda com apoio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e da Prefeitura Municipal de Iranduba.

    De acordo com o secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, o projeto busca aliar o ordenamento para conservação ambiental e geração de renda para o município.

    “O objetivo é estabelecer um turismo de fato sustentável, prevendo inclusive, como é um dos grandes problemas que se tem no Lago, a questão do bem-estar animal. Queremos destacar para o turista o valor de ver os animais no seu ambiente, gozando de saúde e liberdade, ressaltar que isso faz parte do ecoturismo, e reforçar que o respeito à nossa biodiversidade é fator importante na experiência de visitar a Amazônia, sem incentivar práticas que possam ser nocivas aos animais”, declarou.

    As comunidades no entorno do refúgio serão importantes para o ordenamento do turismo, segundo Taveira. “A área que propusemos para o refúgio não abrange as comunidades, mas elas serão parte importante no ordenamento do turismo. O projeto inclui estabelecer uma base de atendimento ao turista, estrutura que vai beneficiar também os ribeirinhos e as pessoas que já exploram o turismo na região. O município de Iranduba também será um importante parceiro no ordenamento”, ressaltou.

    Processo de criação do refúgio

    Na segunda-feira (20/05), uma equipe da Sema, acompanhada do secretário municipal de Meio Ambiente de Iranduba, Alexandre Antony, e de guias locais da Amazon Expeditions, realizou expedição ao Lago Janauari para levantamento técnico do potencial turístico e socioeconômico da região. A proposta é a criação do refúgio de maneira participativa, contando com um Conselho Consultivo, que definirá, por meio de assembleia, todos os investimentos na área.

    Após o levantamento, serão realizadas ainda consultas públicas sobre a criação da unidade de conservação.

    Lago Janauari

    O turismo no local teve início no final da década de 1960, devido à proximidade de Manaus, levando visitantes que vinham ao Amazonas para uma experiência rápida de contato com a fauna e flora amazônica. O sucesso da atividade turística motivou crescimento demográfico desordenado, com moradores oferecendo serviços de alimentação e venda de artesanato.

    Entre os potenciais turísticos identificados pela equipe da Sema estão a observação de animais no habitat natural, trilhas na floresta e as ruínas de um seringal datado de 1859, que atualmente não compõem o roteiro turístico tradicional do local. O levantamento irá compor roteiro realizado em conjunto por especialistas da Sema e Amazonastur.

    Últimos Artigos

    Nível dos rios do AM é “preocupante”, diz Defesa Civil

    Em informativo à população compartilhado nesta semana, a Defesa Civil Estadual do Amazonas (DC-AM)...

    AM perde liderança no Norte na produção de ovos

    Com a produção de 520.956 ovos de galinha em 2023, o Amazonas perdeu a...

    Em dois meses, 17 pessoas morreram atropeladas em Manaus

    De janeiro a fevereiro de 2024, 17 pessoas morreram em atropelamentos em Manaus. O...

    Saiba quais alimentos têm sódio em excesso identificados pela Anvisa

    Um relatório divulgado pela Anvisa revelou que 28% dos produtos industrializados monitorados entre 2020...

    Mais artigos como este

    Nível dos rios do AM é “preocupante”, diz Defesa Civil

    Em informativo à população compartilhado nesta semana, a Defesa Civil Estadual do Amazonas (DC-AM)...

    AM perde liderança no Norte na produção de ovos

    Com a produção de 520.956 ovos de galinha em 2023, o Amazonas perdeu a...

    Em dois meses, 17 pessoas morreram atropeladas em Manaus

    De janeiro a fevereiro de 2024, 17 pessoas morreram em atropelamentos em Manaus. O...