sábado, maio 18, 2024
More
    HomeCotidiano'Sofar Sounds' revela talentos da música com shows secretos por Manaus

    ‘Sofar Sounds’ revela talentos da música com shows secretos por Manaus

    Publicado em

    spot_img

    Acontece nesta quinta-feira (16) a quinta edição do Sofar Sounds Manaus, o evento comemora os 10 anos do projeto Sofar Sounds, criado em maio de 2009 em Londres.

    A proposta consiste na experiência musical através de lugares inusitados e canções autorais para incentivar o consumo de música feita por artistas locais.

    A fórmula foi aprovada em mais de 360 cidades ao redor do planeta que ao longo dessa década ganharam um Sofar para chamar de seu. O projeto se tornou laboratório para artistas locais, chamando atenção de olheiros, agentes e produtores musicais que encontram potenciais artistas de sucesso.

    Está presente em locais considerados termômetros para a indústria musical nacional e internacional, como Los Angeles, Nova York, Londres, Paris, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. Neste ano Manaus também entrou nesse mapa através da iniciativa dos artistas e produtores Melka Franco e Erick Omena.

    Nomes como Billie Eilish, Ed Sheeran, Duda Beat já passaram pelos palcos do Sofar Sounds de suas cidades pouco antes da fama.

    “É a oportunidade perfeita para o artista que compõe suas próprias musicas, mas não possui espaço apropriado para divulgá-las. Não é um evento onde a musica fica em segundo plano, como normalmente acontece em festas e bares”, explica Omena.

    Pelos palcos itinerantes do Sofar Sounds Manaus já passaram nomes sólidos do cenário autoral da música amazonense como são Casa de Caba, Victor Xamã, Anne Jezini, Karen Francis, Marcelo Nakamura e Olívia de Amores. E também nomes que ainda começam a despontar na cena como Bia Procópio, Liê de Cezar, Ramon Ítalo, Gabriel Lobato e outros.

    Revelação Local

    Bia Procópio tem 21 anos e sua relação com a arte começou com cinco anos de idade quando iniciou na dança. Ao longo do tempo foi natural que se estreitasse também a relação com a música. Sua história veio de encontro com a do Sofar por meio de uma das produtoras, Melka, com quem Bia se encontrava na carreira de dançarina, já que além de produtora Melka também se apresenta e produz espetáculos de dança.

    “Acompanho Sofar desde que eu ouvi ‘Partilhar’, do Rubel [cantor carioca] e abri logo o canal do Youtube pra acompanhei outros artistas por lá. como eu tinha músicas autorais e compartilhava elas principalmente pelo Instagram, conversava sobre isso com a Melka ela me falou que eu tinha super a cara do projeto e por mais clichê que possa soar eu nunca imaginei estar numa posição dessa”, lembra Bia sobre sua primeira apresentação fora do conforto de seu quarto.

    “Era um repertório totalmente de músicas minhas que eu nunca tinha apresentado pra ninguém fora de casa, eu ia estar ali nua e crua pras pessoas conhecem. Foi muito importante abrir meu coração e minha alma. O Sofar pra mim foi um divisor de águas nessa segmento artista cantora, senti que eu tava fazendo a coisa certa estando lá”, a confirmação desse sentimento narrado por Bia veio ainda essa semana, quando sua música ‘Luz’ tocou pela primeira vez numa emissora de rádio da cidade e sua reação compartilhada nas redes sociais emocionou o público.

    “Quando começou a tocar minha música eu fiquei ‘mano, como assim’ e tão nervosa que eu comecei a filmar a tela do rádio do carro, o que não fazia diferença nenhuma.. aí depois que eu virei a câmera pra mim e precisava gravar aquele momento e eu nem sei explicar o que aconteceu, era um mix de muita felicidade e de não acreditar que aquilo tava acontecendo” lembrou Bia de maneira bem humorada e emocionada.

    Como participar

    Para participar, é necessário se inscrever no site (sofarsounds.com/manaus) para a data que deseja comparecer e aguardar um e-mail dizendo que foi selecionado e com o link para efetuar a colaboração e garantir seu lugar na edição (atenção! Verifique sempre a caixa de spam, o e-mail pode ter caído lá). Os ingressos são restritos à capacidade do local, logo, a inscrição no site não é garantia de participação.

    Como funciona o Sofar

    Após o ato da inscrição, a única informação anunciada para cada edição do Sofar são as datas. O local só será informado no dia anterior ao show para aqueles que tiverem efetuado a colaboração. Já o line up é descoberto apenas na hora pelo público.

    Últimos Artigos

    Nível dos rios do AM é “preocupante”, diz Defesa Civil

    Em informativo à população compartilhado nesta semana, a Defesa Civil Estadual do Amazonas (DC-AM)...

    AM perde liderança no Norte na produção de ovos

    Com a produção de 520.956 ovos de galinha em 2023, o Amazonas perdeu a...

    Em dois meses, 17 pessoas morreram atropeladas em Manaus

    De janeiro a fevereiro de 2024, 17 pessoas morreram em atropelamentos em Manaus. O...

    Saiba quais alimentos têm sódio em excesso identificados pela Anvisa

    Um relatório divulgado pela Anvisa revelou que 28% dos produtos industrializados monitorados entre 2020...

    Mais artigos como este

    Nível dos rios do AM é “preocupante”, diz Defesa Civil

    Em informativo à população compartilhado nesta semana, a Defesa Civil Estadual do Amazonas (DC-AM)...

    AM perde liderança no Norte na produção de ovos

    Com a produção de 520.956 ovos de galinha em 2023, o Amazonas perdeu a...

    Em dois meses, 17 pessoas morreram atropeladas em Manaus

    De janeiro a fevereiro de 2024, 17 pessoas morreram em atropelamentos em Manaus. O...