A vinda do ex-candidato a presidente Fernando Haddad (PT) até a capital amazonense no próximo dia 24 foi confirmada pelo pelo secretário estadual do Partido dos Trabalhadores (PT-AM), Luiz Borges.
O político vem para iniciar as atividades da caravana Lula Livre em apoio ao ex-presidente Lula. Além deste tema, Haddad deve discutir também a importância do modelo da Zona Franca de Manaus e sobre permanência do modelo no Amazonas.
O início
A caravana escolheu o Amazonas como ponto de partida da caravana por querer ressaltar a importância econômica do Pólo Industrial de Manaus. “Durante o governo Dilma, houve a prorrogação de 73 anos para a permanência da Zona Franca de Manaus na região Norte, para dar segurança aos investimentos. Mas governos mudam e há o risco de perdermos esse modelo de desenvolvimento e prejudicar o emprego e renda da população”, frisou Luiz Borges.
A liderança do PT ainda não confirmou o horário e o local da carreata, mas devido à quantidade de apoiadores na região, esperam uma grande mobilização “Esperamos que seja uma mobilização muito boa. O Haddad teve uma votação expressiva em Manaus”, afirmou Borges, acrescentando que há a possibilidade da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman estar presente, embora isso ainda não tenha sido confirmado.
Depois do Amazonas, a caravana Lula Livre vai para cidade de Belém, no Pará, dia 26 de maio. De acordo com a liderança estadual do PT, os estados Piauí e Maranhão serão os próximos a receberem o político.
Sobre Haddad
Fernando Haddad foi candidato a presidência pelo PT nas eleições de 2018 e é uma das principais lideranças do Partido. Dentre os cargos públicos que já ocupou, foi Ministro da Educação, durante o governo Lula em 2005. Foi também prefeito da cidade de São Paulo de 2013 à 2016.