O governador Wilson Lima recebeu em Manaus, nesta sexta-feira (26), o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, que disse ser um “aliado” ao manifestar apoio em defesa da Zona Franca de Manaus.
Logo cedo, os dois participaram de um evento do Partido Social Cristão (PSC), do qual fazem parte, realizado em um hotel na Zona Centro-Sul da capital, que também contou coma presença do presidente nacional do PSC, Pastor Everaldo Pereira.
Witzel declarou que, se não tiver a visão de que há dificuldades a serem superadas no Amazonas, milhares de pessoas podem ficar desempregadas. Nesta semana, a isenção do IPI para insumos e produtos da Zona Franca foi votada no Supremo Tribunal Federal (STF). Além disso, ataques de Paulo Guedes, ministro da Economia, também ganharam projeção.
“Se a Zona Franca de Manaus deixar de existir, nós vamos ter ainda mais dificuldades e milhares de pessoas desempregadas. Então, o estado do Rio de Janeiro certamente apoia o estado do Amazonas”, disse o governador fluminense.
Witzel prometeu reunir a bancada federal do Rio de Janeiro, que tem 46 representantes na Câmara Federal, para sensibilizar os parlamentares da necessidade de proteger a ZFM, considerando a importante contribuição do modelo para a economia nacional.
Visita ao Polo Industrial
Na capital, Witzel visitou a Moto Honda da Amazônia, uma das maiores empresas do polo de duas rodas, que emprega 6 mil trabalhadores.
“Vim para aprender um pouco sobre a Zona Franca de Manaus. Lá no Rio de Janeiro nós estamos criando também uma zona de processamento de exportação, que é no Porto Açu (…) Brasil, aquilo que é bom para a população dos estados, outros estados não têm que atrapalhar. Tem que ajudar, porque o Brasil é um só”, enfatizou.
O governador Wilson Lima ainda levou o governador do Rio para conhecer a empresa Transire, fabricante de máquinas de cartão de débito e crédito e o Instituto Transire de Tecnologia, que desenvolve pesquisas em tecnologia e biotecnologia no Amazonas.