O Amazonas se transforma na capital da ópera a partir desta sexta-feira (26/4), oferecendo uma intensa programação com apresentações de artistas locais, nacionais e internacionais. O 22º Festival Amazonas de Ópera (FAO) abre com a apresentação de “Ernani”, de Giuseppe Verdi, no Teatro Amazonas, às 20h.
Dentre as produções incluídas na agenda lírica, que segue até 30 de maio, está o destaque da estreia, no Brasil, de “Maria Stuarda”, de Gaetano Donizetti, importante obra no repertório do bel-canto.
Na programação do FAO também é destaque a realização do Encontro “Os Teatros de Ópera e a Economia Criativa na América Latina”, com a presença do secretário especial da Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Medeiros Pires, e assinatura de documento que reconhece a importância da Ópera Latinoamérica (OLA).
Trata-se de um pacto entre o Ministério da Cidadania e o organismo, para que o mercado de ópera no Brasil seja olhado de maneira objetiva e profissional, considerando seu impacto econômico, cultural e social.
Este ano, o FAO celebra o centenário do maestro e compositor amazonense Claudio Santoro. Em sua homenagem, durante o evento, será apresentada a ópera “Alma” e, também, um recital com canções compostas por ele. O FAO é uma realização do Governo o Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), com patrocínio master do Bradesco, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cidadania e Secretaria Especial de Cultura.
Além de se consolidar entre os grandes eventos de ópera, no Brasil e na América Latina, o FAO se mostra de extrema importância no segmento da economia criativa, com a geração de 654 empregos diretos. O evento envolve cerca de mil pessoas, entre contratados, Corpos Artísticos da SEC e equipes dos Teatros Amazonas e da Instalação.
Os ingressos para o FAO 2019 já estão disponíveis na bilheteria do Teatro Amazonas e no site www.bilheteriadigital.com/teatroamazonas, com valores que vão de R$ 2,50 a R$ 60. Neste ano, o festival será transmitido ao vivo pela TV Cultura local. Algumas óperas serão gravadas pela emissora para exibição nacional.
Acessibilidade
A programação do 22º FAO também será acessível para pessoas com deficiência (PCDs). Nas óperas que serão apresentadas no Teatro Amazonas haverá recepção das pessoas com deficiência, serviço de audiodescrição e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O Teatro dispõe de frisas acessíveis para pessoas em cadeira de rodas. No Recital Bradesco, no Teatro da Instalação, haverá intérprete de Libras. O Teatro também é acessível a pessoas em cadeira de rodas.
Veja Mais:
- http://portalprojeta.com.br/2019/04/03/festival-amazonas-de-opera-2019-vai-celebrar-centenario-de-claudio-santoro/