O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) ajuizou ação penal pública contra seis pessoas, dentre elas, o ex-prefeito de São Gabriel da Cachoeira (AM) lRené Coimbra, pela prática do crime de fraude em licitações.
A ação foi ajuizada no dia 27 de março de 2019, por meio dos Promotores de Justiça que integram o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) e da Promotoria de Justiça de São Gabriel da Cachoeira.
René Coimbra governou São Gabriel da Cachoeira entre os anos de 2013 e 2016. A fraude teria ocorrido no procedimento licitatório da limpeza pública e coleta de lixo urbano no ano de 2013 e alcançou o valor de R$ 1.150.000,00 (um milhão e cento e cinquenta mil reais) com o intuito de beneficiar os parentes do então prefeito.
Além do ex-prefeito, foram denunciados o pregoeiro da Prefeitura na época, Carlos Sebastião dos Santos Gonçalves (cunhado do ex-prefeito) e os sócios da empresa Ecoagro, pois articularam para obter a desclassificação ilícita de outras empresas de certame e atuação combinada dos procuradores, com o objetivo de tornar a Ecoagro vencedora do certame.