“Se pegarmos um pouquinho do Wi-Fi, do ensino à distância, vai melhorar a educação. Também temos empresas israelenses interessadas em investir aqui. Esse é um novo momento, novo governador, novo embaixador, nova parceria Brasil e Israel, que agora melhorou muito”, disse Shelley.
Brasil e Israel já discutem como aumentar o intercâmbio na área comercial, em ciência e tecnologia e na cooperação em segurança pública e defesa. O embaixador já visitou vários Estados brasileiros para entender, por exemplo, como o sistema comercial pode melhorar.
Segundo Wilson Lima, o Amazonas já exporta para Israel castanha da Amazônia, enquanto o país oferece alguns componentes eletrônicos. O governador disse que vai programar uma visita a Israel para maio, para discutir sobre o desenvolvimento de novas parcerias e projetos.
“O embaixador me falou de projetos de tecnologia para levar internet para o interior, para trabalhar com Wi-Fi, para levar ensino à distância, levar atendimento na área de saúde, e quero conhecer melhor esses projetos”, afirmou o governador, por meio de assessoria.
Agenda do embaixador
Antes da agenda no Palácio Rio Negro, o embaixador Yossi Shelley participou de uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), organizada em alusão aos 71 anos de aprovação da resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) que possibilitou a criação de Israel.
Na quinta-feira (21), a Câmara Municipal de Manaus também realizará uma sessão solene para recepcionar o embaixador. O presidente da República, Jair Bolsonaro, tem viagem marcada para Israel no fim deste mês.