Para aguentar a rotina das festas sem perder a energia, os foliões precisam tomar alguns cuidados com alimentação e hidratação. A professora do curso de Nutrição da UniNorte, Tayanne Fonseca, explica que devido à quantidade de dias de festa, é comum que os foliões se desidratem, principalmente, aqueles que ingerem bebida alcoólica.
A orientação da nutricionista é que, nesse período, o consumo de água e de sucos naturais seja reforçado. Caso o folião vá ingerir bebida alcoólica, a recomendação é intercalar com água ou suco, para evitar, com isso, a temida ressaca.
Ela ressalta também que ingerir bebida alcoólica em jejum não é aconselhável, porque a tendência é que o corpo desidrate muito mais rápido.
Em relação à alimentação, a nutricionista sugere que os foliões façam as refeições antes de sair de casa, já que muitos alimentos vendidos na rua não têm procedência garantida. Se optar por comer fora, a dica é verificar as condições de higiene do local e se os produtos estão sob refrigeração. “O melhor é comer algo leve, como salada ou fruta. Alimentos pesados podem dá uma sensação d e moleza”, disse.
Nos dias que antecedem a festa, a orientação é que as pessoas diminuam a ingestão de alimentos ricos em gorduras. O ideal, nesse período, é dar preferência para os carboidratos, como pão e macarrão, que dão energia para aguentar os dias de festa. É indicado, também, consumir frutas e verduras. Isso ajuda para que organismo mantenha os níveis de vitaminas e minerais dentro dos padrões esperados.
Após o período do Carnaval, Tayanne indica aos foliões que repousem, tomem bastante líquidos, como água, sucos naturais e chás. “Dessa forma, o organismo vai se recuperar dos dias intensos de festa”, frisou.