Manaus (AM) – O Corpo de Bombeiros do Amazonas continua o combate a um grande incêndio em casas de madeira no bairro Educandos, que fica na zona Sul de Manaus agora à noite. A informação é da BandNews Difusora FM.
A fumaça pode ser vista a mais de um quilômetro e meio do local do incêndio.
As autoridades ainda não divulgaram o número de residências atingidas. O fornecimento de energia elétrica foi interrompido no local segundo a concessionária de energia.
Todos os moradores saíram de suas casas e estão na rua neste momento. O bairro de Educandos fica na orla de Manaus e a área atingida é de difícil acesso.
A Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) informou que as escolas estaduais Estelita Tapajós, Diana Pinheiro e o Ceti Gilberto Mestrinho serão disponibilizadas para receber as famílias desabrigadas.
A Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) também disponibilizará o hotel da Vila Olímpica.
Nota do Corpo de Bombeiros
Todos os oito postos operacionais do Corpo de Bombeiros do Amazonas estão atuando na noite desta segunda-feira (17/12) no combate ao incêndio que atinge residências no bairro Educandos, zona centro-sul de Manaus. Os Bombeiros estão há mais de uma hora trabalhando para conter o fogo. Não há informações consolidadas sobre o número de casas destruídas.
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta de 20h34 e cerca de cinco minutos depois a primeira viatura chegou ao local para o atendimento. Os reforços chegaram em seguida. Além do efetivo de plantão, oficiais que estavam fora de serviço foram acionados. São 12 viaturas trabalhando no momento. A estimativa é que cerca de 100 mil litros de água já tenham sido empregados no trabalho.
O incêndio é de grandes proporções e está ocorrendo na Rua Nova, beco São Francisco. As equipes dos bombeiros montaram três pontos distintos de trabalho para o combate ao incêndio. A região é de difícil acesso e as residências de madeira, construídas coladas, acabam facilitando a proliferação do fogo e dificultando o combate. O incêndio ainda não foi controlado.
O secretário de segurança pública, Coronel Amadeu Soares, está na área acompanhando o trabalho dos bombeiros e informa que acionou a Defesa Civil do Estado para auxiliar no atendimento às famílias desabrigadas.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, até o momento, houve registro apenas de entrada de pessoas por inalação de fumaça em unidades de saúde do Estado. Nenhuma em situação grave. Equipes estão de prontidão para a situação de emergência.
Além do Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e a Polícia Civil estão na área acompanhando o caso.