Em 2023, o Governo do Amazonas consolidou um montante significativo de R$ 76 milhões para a gestão ambiental do estado, proveniente de parcerias nacionais e internacionais voltadas para a preservação da Amazônia. Entre os colaboradores estão o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Banco de Desenvolvimento Alemão KFW, a Organização Rewild e o Fundo Amazônia, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Projetos de gestão ambiental
Os recursos captados pelo governo têm sido direcionados para financiar projetos que visam combater o desmatamento, coibir queimadas ilegais e fomentar a bioeconomia na região. De acordo com o governo do estado, o objetivo das iniciativas é atingir o desmatamento zero em um prazo de 6 anos.
Mercado de carbono
Uma das estratégias implementadas pelo Governo do Amazonas foi a introdução de um sistema de mercado de carbono, destacando-se como o primeiro estado a adotar um sistema misto de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+).
No âmbito das operações de fiscalização ambiental, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) aplicou mais de R$ 300 milhões em multas relacionadas a operações contra crimes ambientais no ano de 2023.
Marcela Orquiz*