Na última sexta-feira o Governo do Amazonas fez uma série de entregas ao município de Fonte Boa, a 678 quilômetros de Manaus. Entre as inaugurações, o governador Wilson Lima fez a entrega do primeiro Centro de Educação em Tempo Integral (Ceti) do município, e o 13º da sua gestão. Ainda nesta sexta, o governador inaugurou o 50º laboratório de robótica – o Espaço Maker – da rede estadual de educação.
A ação do estado faz parte das comemorações de 132 anos de Fonte Boa, município na calha do Rio Solimões.
A entrega do Ceti faz parte da política do Estado de ampliar a oferta de ensino de tempo integral no Amazonas. De 2019 até este ano, foram construídos e entregues 13 Cetis, com investimentos de R$ 257 milhões e abertura de 13 mil novas vagas na rede estadual de ensino.
A nova escola conta com 21 salas de aula e uma sala de Recursos Especiais, equipada para atender alunos da Educação Especial, sala de dança, música, lutas, piscina, fanfarra, auditório, quadra de esportes, biblioteca e refeitório, numa área de 7,7 mil metros quadrados.
Os alunos do novo Ceti de Fonte Boa passam a contar com laboratório de robótica, o Espaço Maker, que faz parte do projeto “Fazer para aprender”, da Seduc. Ao todo, 50 laboratórios já foram entregues na capital e no interior, desde 2019.
O projeto fomenta o desenvolvimento de metodologias ativas de aprendizagem em ambientes multi-instrucionais em escolas da rede pública estadual. No espaço, os alunos têm acesso a aulas de robótica e eletrônica, videomaker, impressão 3D, realidade virtual e aumentada, entre outras experiências.
Leia mais:
Prefeitura de Manaus reinaugura escola há 10 anos sem reforma
Prefeitura de Manaus vai entregar oito escolas novas ainda este mês
Repasses para obras de educação igualam o ano todo de 2022