sexta-feira, novembro 22, 2024
More
    HomeSociedadeBrasilMoro diz que seu nome está disponível à Presidência

    Moro diz que seu nome está disponível à Presidência

    Publicado em

    spot_img

    O ex-juiz Sergio Moro declarou, nesta sexta-feira (8), em uma entrevista em inglês ao Atlantic Council, que seu nome está à disposição do União Brasil para concorrer à Presidência da República ou a qualquer outro cargo “que eles achem que possa funcionar”.

    O ex-ministro da Justiça e da Segurança Pública, no entanto, continuou descartando ser candidato a deputado federal, como já havia proclamado após deixar o Podemos e sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto “neste momento”, em 31 de março.

    “Eu não posso ir a um novo partido e dizer: ‘eu sou o candidato presidencial’, mas o meu nome está lá disponível para esta posição ou outra posição que eles achem que possa funcionar ou que eu possa não ser o candidato de nada”, afirmou Moro.

    “O que eu disse, já disse, é que eu não serei um candidato a deputado federal. Mas o ponto é que se não somos, se nós não fizermos alguns sacrifícios para unir o centro, nós não iremos a lugar nenhum e nós precisamos da palavra política do centro para nos unirmos para enfrentar os desafios desta polarização”, continuou.

    De acordo com o ex-juiz, se houver fragmentação nos partidos de centro, será difícil lidar com a polarização entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL). “Então, eu tomei a decisão de dar um passo para trás. Eu preciso também, eu entendo que eu preciso de um partido político mais forte para enfrentar o desafio da polarização e eu decidi me filiar ao União Brasil. E eu tornei o meu nome disponível para o partido.”

    Em nota conjunta, os partidos União Brasil, MDB, PSDB e Cidadania concordaram em anunciar no dia 18 de maio um único “candidato de consenso”. “No próximo dia 14/04, quinta-feira, o União Brasil confirmará o nome do Partido para apreciação desse conjunto de forças políticas. O candidato(a) de consenso será anunciado(a) no dia 18/05, quarta-feira em Brasília”, informaram as siglas.

    Primeiras reações do União Brasil

    Após o ato da filiação de Moro, membros do União Brasil reagiram as suas manifestações de que “não desistiu de nada”, se referindo ao Planalto.

    O diretório paulista do União Brasil, por sua vez, alegou que poderia impugnar sua ficha de filiação caso insista em concorrer “em um projeto Nacional”. Segundo a legenda, sua entrada se deu em projeto por São Paulo, podendo concorrer à Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa ou Senado Federal.

    “O União Brasil São Paulo reafirma que a filiação do ex-juiz Sergio Moro se deu com a concordância de um projeto pelo estado de São Paulo, isto é, deputado estadual, deputado federal ou, eventualmente, senado. Em caso de insistência em um projeto Nacional, o partido vai impugnar a ficha de filiação de Moro”, diz a nota assinada pelo deputado federal Alexandre Leite.

    O também deputado Júnior Bozzella rebateu a declaração de Leite dizendo que “nenhum membro da diretoriaisoladamente, está autorizado a falar pelo União Brasil de São Paulo”. Indica ainda que, “nos termos estatutários, as manifestações oficiais do partido devem ser colegiadas, seguir as diretrizes estatutárias e do órgão nacional”.

    “A filiação de Sérgio Moro foi realizada em Brasília pelo presidente nacional, Luciano Bivar, que é a autoridade máxima do partido, até que haja uma convocação dos órgãos nacionais colegiados”. disse Bozzella. Ele afirmou ainda que “nenhum membro de São Paulo pode desautorizar o presidente nacional” e que isso é “regra básica da hierarquia partidária”.

    Leia mais:
    Huck e Moro negociam aliança para a eleição de 2022
    Pesquisa aponta Moro como um dos principais rivais de Bolsonaro em 2022
    Huck ultrapassa Bolsonaro em ranking de popularidade nas redes

    Mais informações.

     

     

    Últimos Artigos

    Nível dos rios do AM é “preocupante”, diz Defesa Civil

    Em informativo à população compartilhado nesta semana, a Defesa Civil Estadual do Amazonas (DC-AM)...

    AM perde liderança no Norte na produção de ovos

    Com a produção de 520.956 ovos de galinha em 2023, o Amazonas perdeu a...

    Em dois meses, 17 pessoas morreram atropeladas em Manaus

    De janeiro a fevereiro de 2024, 17 pessoas morreram em atropelamentos em Manaus. O...

    Saiba quais alimentos têm sódio em excesso identificados pela Anvisa

    Um relatório divulgado pela Anvisa revelou que 28% dos produtos industrializados monitorados entre 2020...

    Mais artigos como este

    Nível dos rios do AM é “preocupante”, diz Defesa Civil

    Em informativo à população compartilhado nesta semana, a Defesa Civil Estadual do Amazonas (DC-AM)...

    AM perde liderança no Norte na produção de ovos

    Com a produção de 520.956 ovos de galinha em 2023, o Amazonas perdeu a...

    Em dois meses, 17 pessoas morreram atropeladas em Manaus

    De janeiro a fevereiro de 2024, 17 pessoas morreram em atropelamentos em Manaus. O...