Yolanda Bento, do Portal Projeta – Você anda cansado de fazer os mesmos programas e quer algo novo? Então se prepara porque o Cineteatro Guarany, entre os dias 1 e 5 de julho, vai receber a segunda edição da Mostra de Cinema Italiano.
Todas as sessões têm entrada gratuita e iniciam sempre às 19h. As projeções são feitas com áudio na língua original da produção e legendas em português.
Na edição 2019, serão exibidos os filmes: “Funcionário do Mês”, de Gennaro Nunziante; “Veloz como o vento”, de Matteo Rovere; “Fiore”, de Claudio Giovannesi; “Loucas de alegria”, de Paolo Virzì, e “Belos sonhos”, de Marco Bellocchio.
O Cineteatro Guarany fica na avenida Sete de Setembro, anexo do Centro Cultural Palácio Rio Negro, no Centro.
A mostra é realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), em parceria com a Embaixada da Itália em Brasília.
Confira a programação:
Segunda-feira (01/07) – 19h
Funcionário do Mês (“Quo vado?”)
Itália, 2016 – Comédia – 86 min. Direção: Gennaro Nunziante
Classificação: Livre Sinopse: Checco (Checco Zalone) é um homem que tem a vida que sempre desejou. Nascido em uma família rica, ele nunca sentiu falta de nada na vida e, já adulto, conseguiu um emprego como funcionário público que lhe demanda muito pouco. No entanto, cortes nos gastos do Governo fazem com que a vida de Checco seja virada de cabeça para baixo quando ele precisa decidir entre abandonar o seu sagrado emprego ou ser transferido para o Pólo Norte.
Com mais de € 65 milhões arrecadados nas bilheterias, o equivalente a US$ 71 milhões, Funcionário do Mês se tornou o filme italiano de maior arrecadação em todos os tempos.
Terça-feira (02/07) – 19h
Veloz como o vento (“Veloce come il vento”)
Itália, 2016 – Drama/Esporte – 118min. Direção: Matteo Rovere
Classificação: Livre Sinopse: Giulia de Martino (Matilda De Angelis) vem de uma família de campeões de corridas de automóveis. Com um talento excepcional, ela também se torna piloto e aos dezessete anos, é uma das participantes do Campeonato GT, sob a orientação de seu pai, Mario, o qual, durante uma das primeiras corridas do campeonato, tem um ataque cardíaco e morre. A situação se complica quando seu irmão, Loris de Martino (Stefano Accorsi), retorna inesperadamente. Ex-piloto e uma pessoa pouco confiável, mas com um sexto sentido extraordinário para as pistas, eles terão que trabalhar em conjunto.
Quarta-feira (03/07) – 19h
Fiore
Itália, 2016 – Drama – 110 min Direção: Claudio Giovannesi
Classificação: 14 anos Sinopse: Em um centro de detenção juvenil, Daphne (Daphne Scoccia) se apaixona por Josh (Josciua Algeri), ambos presos por terem cometido roubos. No entanto, segundo as regras do centro de detenção, homens e mulheres não podem sequer se encontrar, quanto mais começar um relacionamento amoroso. Como não podem concretizar seus desejos, os dois jovens desenvolvem um sistema de olhares, códigos e cartas que os aproxima o máximo possível.
Quinta-feira (04/07) – 19h
Loucas de alegria (“La pazza gioia”)
Itália, 2016 – Comédia/Drama – 118 min. Direção: Paolo Virzì
Classificação: 14 anos Sinopse: Beatrice (Valeria Bruna Tedeschi) é uma mulher rica e extravagante, que dá ordens a todos ao redor e não para de falar em momento algum. Donatella (Micaela Ramazzotti) é tímida e misteriosa, evitando o contato das outras pessoas. Elas possuem personalidades completamente distintas, mas têm uma coisa em comum: as duas estão internadas em um hospital psiquiátrico. Aos poucos, tornam-se grandes amigas e decidem fugir da instituição para resolver uma questão do passado de Donatella.
Sexta-feira (05/07) – 19h
Belos sonhos (“Fai bei sogni”)
Itália, 2016 – Drama/Romance – 131 min. Direção: Marco Bellocchio
Classificação: Livre Sinopse: Baseado no romance autobiográfico homônimo de Massimo Gramellini. Massimo (Valerio Mastandrea) é um jornalista respeitado por seus colegas e também trabalha como vice-diretor do jornal italiano “La Stampa”. Aos nove anos de idade, ele sofreu uma perda irreparável: a morte de sua mãe. Agora, já adulto, Massimo precisa encarar as memórias de seu passado doloroso quando decide vender o apartamento dos pais.