Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus se reuniram nesta terça-feira (26), em sessão extraordinária, para votar o Projeto de Lei, de autoria do Executivo Municipal, e promessa de campanha do prefeito David Almeida (Avante), que cria o Auxílio Manauara, em virtude da pandemia do novo coronavírus.
Após muitas discussões, os parlamentares retomaram a reunião por volta das 13h para votação. O projeto foi aprovado por unanimidade. A proposta segue para sanção do prefeito de Manaus.
Pelo projeto, serão pagos a aproximadamente 40 mil famílias residentes em Manaus, que se encontram em situação de pobreza e extrema pobreza, além de trabalhadores informais e beneficiários do Bolsa Família, o valor de R$ 200 mensais.
A secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania, Jane Mara, esclareceu que não há uma lista pronta de pessoas que receberão o auxílio. Ela enfatizou que após a aprovação do projeto, as pessoas interessadas devem acessar um aplicativo, ou ir até órgãos pré-estabelecidos, e preencher as informações que serão analisadas.
A criação do “Auxílio Manauara” foi compromisso de campanha do prefeito David Almeida. Incialmente o benefício deveria começar a ser pago em abril, entretanto, por conta do agravamento da pandemia do novo coronavírus, o prefeito e os vereadores decidiram, em comum acordo, antecipar o pagamento para fevereiro.
“Regimentalmente, a abertura do ano legislativo se dará no dia 8 de fevereiro com a leitura da mensagem anual do prefeito, entretanto, como a ideia é começar a pagar o auxílio manauara já em fevereiro, foi necessária a convocação extraordinária”, esclareceu o presidente da Câmara Municipal de Manaus, David Reis.
Leia mais:
Hospital Nilton Lins começa a receber pacientes com Covid
Saullo pede prorrogação do auxílio emergencial para o AM
Auxílio emergencial: Joana Darc propõe implementação imediata
Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta