Um grupo de deputados que mudou a constituição do Estado no dia 3 de dezembro para eleger Roberto Cidade (PV) presidente da Assembleia Legislativa (ALE-AM) a partir de 2021, estaria preparando um novo golpe para esta semana, a última antes do recesso parlamentar. No fim de semana, segundo informações, eles planejaram antecipar a eleição para escolha do futuro conselheiro do Tribunal de Contas (TCE). O agraciado deve ser o presidente da ALE-AM, Josué Neto.
A vaga no cargo vitalício de conselheiro, que garante para o resto da vida um dos maiores salários do serviço público, seria o pagamento exigido por Josué Neto pelo empenho dele na eleição de Roberto Cidade. E Josué, caso alcance o objetivo, substituirá o próprio pai, Josué Filho, que se aposenta do Tribunal em 2021 pela idade limite de 75 anos, imposta pela legislação vigente.
O parlamentar teria acionado, inclusive, um grupo de prefeitos para também conseguir o comando da Associação Amazonense de Municípios (AAM). Na sexta-feira passada, dia 11, os prefeitos teleguiados se reuniram e elegeram o prefeito de Manaquiri, Jair Souto, do MDB. Como atropelaram o estatuto da Entidade, seguindo a mesma linha aplicada na Assembleia, a Justiça suspendeu a eleição.
Trama apontada por deputadas
O plano de Josué foi revelado pelas deputadas Alessandra Campelo e Joana Darc durante a tensa sessão plenária no dia 3, quando parte dos deputados, que apoiava Alessandra para a presidência da ALE-AM, foi pega de surpresa. Ao término da votação ordinária do dia, Josué anunciou extra-pauta com a PEC da eleição.
Mal-estar no TCE
O plano de Josué, de ir para o TCE, causou mal-estar na Assembleia, entre os que não apoiam o nome dele para o Tribunal, e também entre os próprios conselheiros de contas, que vêem na manobra, uma ação ‘’aloprada’’ do deputado, desmedida na busca pelo poder.
Josué no desespero
No início do atual Governo, em 2019, Josué buscou apoio do governador Wilson Lima para ser candidato a Prefeito de Manaus, depois para se reeleger como presidente da Assembleia ou para se tornar conselheiro do TCE. Como não conseguiu, se tornou opositor ao Governo. E agora, com apenas este mês como presidente da ALE-AM, ele tenta salvar o próprio futuro.
Leia mais:
Josué Neto perde o comando do PRTB no AM para aliado de Wilson Lima
Josué Neto descarta nova eleição na Aleam nem trabalho pendente
Trama da eleição na Aleam mira cargo vitalício para Josué Neto
Da redação.