O papa Francisco fez um apelo neste domingo, 31, por maior atenção às pessoas atingidas pela pandemia na Amazônia e que não sejam economizados esforços para salvar vidas.
“Por intercessão de Maria, Mãe da Amazônia, rezo pelos mais pobres e indefesos daquela querida região, mas também por aqueles de todo o mundo, e faço apelo para que não falte a ninguém assistência de saúde”, disse o pontífice.
Fora do texto oficial, Francisco acrescentou que é necessário “cuidar das pessoas, que são mais importantes do que a economia. Nós, pessoas, somos o templo do Espírito Santo; a economia, não”, afirmou.
O avanço da Covid-19 nas comunidades ribeirinhas e em áreas indígenas causa preocupação, já que esses locais não têm UTI e ficam distantes das capitas e os pacientes graves têm que ser transferidos em aeronaves.
No dia 26 de abril, o arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, recebeu um telefonema do Papa, que expressou sua preocupação com os povos indígenas, os ribeirinhos e os pobres.
Os bispos dos países da região amazônica temem o avanço da epidemia entre os indígenas, que estão entre os grupos mais vulneráveis.
Assista a mensagem do papa Francisco
Leia mais:
Isolamento e máscaras podem reduzir em 340 o nº de novos casos de Covid-19 por dia no AM
Idosa de 105 anos recebe alta após se recuperar da Covid-19 no AM
Na véspera da reabertura, comércio não essencial já funciona com movimento em Manaus
Com informações do Portal Amazonas Atual*