sexta-feira, outubro 18, 2024
More
    HomePoderAmazonasÍndice de isolamento social em Manaus tem queda de até 44%

    Índice de isolamento social em Manaus tem queda de até 44%

    Publicado em

    spot_img

    Um levantamento feito por uma empresa de tecnologia, que fornece informações por meio de dados de localização, mostrou que o índice de isolamento social em Manaus nos primeiros dias de maio tem picos abaixo de 50%. Apenas metade da população do Amazonas tem respeitado a recomendação durante o período da pandemia do novo coronavírus. Conforme os órgãos de saúde, 70% é a média de isolamento social recomendada para a população.

    O isolamento social é uma recomendação para que as pessoas fiquem em casa como forma de prevenção durante a pandemia do novo coronavírus, que ainda não possui cura ou vacina. De acordo com boletim divulgado nesta segunda-feira (11), pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), somente no Amazonas foram registrados quase 13 mil casos da doença. No mesmo boletim, há o registro de 31 novas mortes, elevando o total óbitos para 1.035.

    O mapa da Covid-19, como é intitulado pelo site, mostra o índice de isolamento social dos estados brasileiros e, segundo a empresa, foi desenvolvido para auxiliar no combate à pandemia do novo coronavírus.

    A ferramenta mostra o percentual da população que está respeitando a recomendação de isolamento. O mapa do coronavírus existe para auxiliar as autoridades a direcionarem os recursos de segurança pública, comunicação e saúde.

    De acordo com os dados do “Inloco”, nos primeiros dias do mês de maio deste ano foram registrados picos abaixo de 50%. O mesmo período em abril, mostra que a maioria dos dias manteve o índice estava na casa dos 50%. O primeiro dia do mês de maio inicia com 49,7%. Confira:

    No ranking de estados do índice de isolamento social, o Amazonas ocupa a quinta colocação até a última atualização feita pelo instituto neste domingo (10).

    Por conta do elevado números de casos da Covid-19 no Amazonas, o governo do estado prorrogou o decreto de isolamento social e fechamento do comércio como uma medida de combate à doença.

    A prorrogação foi feita no dia 30 de abril, ondo governo suspendeu os serviços não essenciais no Amazonas até o dia 13 de maio. Com a medida, o comércio, o atendimento público em restaurantes, bares, lanchonetes, praças de alimentação e similares, devem permanecer fechados.

    Mesmo com essas medidas feita pelo estado, menos da metade da população no Amazonas não tem respeitado as regras, descumprindo o distanciamento e, até mesmo, deixando de usar máscaras ao sair de casa.

    Grande parte de aglomerações são constatadas em filas de bancos. Por conta do calendário de pagamento do auxílio emergencial, centenas de populares ignoram a distância de proteção recomendada pelos órgãos de saúde e formam filas sem medidas em frente às agências bancárias na Zona Leste de Manaus.

    Desde o dia 6 de abril, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) realiza operações em Manaus para garantir o cumprimento do decreto em comércios da capital. No dia 30 de abril, o governo do Amazonas apresentou um plano de reabertura das atividades econômicas em Manaus e na região metropolitana, que tem início previsto para o dia 14 de maio e que segue em ciclos até agosto. Segundo o órgão a estratégia é condicionada à curva da Covid-19 no estado.

    O plano apresentado pelo governador Wilson Lima, durante reunião com prefeitos, vai depender da confirmação das projeções feitas por um estudo elaborado pelo próprio governo.

    Naquele dia, quando o governador apresentou o plano de reabertura, por meio de assessoria, ele disse que dois fatores precisam ser levados em consideração: a queda dos casos de Covid no estado e o aumento da capacidade de atendimento da rede de saúde.

    Leia mais:
    Estados anunciam que não irão seguir novas diretrizes sobre serviços essenciais
    Adultos entre 20 e 59 anos são mais de 70% dos casos no AM
    Avanço na Amazônia derruba tese de que calor mata o coronavírus

    Com informações do G1*

    Últimos Artigos

    Nível dos rios do AM é “preocupante”, diz Defesa Civil

    Em informativo à população compartilhado nesta semana, a Defesa Civil Estadual do Amazonas (DC-AM)...

    AM perde liderança no Norte na produção de ovos

    Com a produção de 520.956 ovos de galinha em 2023, o Amazonas perdeu a...

    Em dois meses, 17 pessoas morreram atropeladas em Manaus

    De janeiro a fevereiro de 2024, 17 pessoas morreram em atropelamentos em Manaus. O...

    Saiba quais alimentos têm sódio em excesso identificados pela Anvisa

    Um relatório divulgado pela Anvisa revelou que 28% dos produtos industrializados monitorados entre 2020...

    Mais artigos como este

    Nível dos rios do AM é “preocupante”, diz Defesa Civil

    Em informativo à população compartilhado nesta semana, a Defesa Civil Estadual do Amazonas (DC-AM)...

    AM perde liderança no Norte na produção de ovos

    Com a produção de 520.956 ovos de galinha em 2023, o Amazonas perdeu a...

    Em dois meses, 17 pessoas morreram atropeladas em Manaus

    De janeiro a fevereiro de 2024, 17 pessoas morreram em atropelamentos em Manaus. O...