Atendendo às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Conselho Regional de Economia do Amazonas 13ª Região (Corecon-AM) e a Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc) discutem as bases do trabalho de ensino de Educação Financeira, que será realizado nas escolas públicas do estado neste ano. O Corecon será responsável pela formatação do projeto, que terá como objetivo trabalhar o tema de forma transversal, aliado à disciplinas como geografia e matemática, por exemplo.
O Conselho irá elaborar um guia para ser distribuído nas escolas e também a toda a sociedade. O projeto prevê, ainda, a capacitação de professores que serão responsáveis por ministrar o conteúdo em sala de aula. O trabalho do Corecon visa a formação da educação financeira da sociedade em geral, sendo a implantação nas escolas o ponto inicial de um desenvolvimento macro, conforme explica a economista Arlene Sousa. “O objetivo é construir algo que possa ser uma ação permanente do Conselho, que possa causar impactos econômicos e sociais. No futuro, poderemos medir o resultado dessa educação e avaliar questões como inadimplência, por exemplo, comparando com dados atuais para mensurar se há a formação de consciência cidadã de fato”.
O presidente do Corecon-AM, Francisco de Assis Mourão Jr, explica que o trabalho do Conselho visa a preparar as crianças para o futuro. “A educação financeira está diretamente relacionada à construção da cidadania. Em tempos de consumismo desenfreado, é preciso desenvolver o senso crítico dos alunos em relação ao consumo, ao desequilíbrio financeiro, à falta de planejamento, ao desemprego e seus efeitos. Esta é uma maneira de preparar crianças e jovens para o futuro, inseridos no contexto atual de forma a tomarem suas próprias decisões com responsabilidade”.
Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta*
*Com informações do Corecon-AM)