No primeiro dia do encontro Capes Pela Amazônia Legal, promovido em Manaus nesta quarta-feira (20), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes) anunciou um investimento de R$ 80 milhões para a realização de pesquisas nos estados que compõem a Amazônia Legal. O objetivo é aumentar a fixação de pesquisadores na região, reduzir assimetrias no Sistema Nacional de Pós-Graduação brasileiro e apoiar o desenvolvimento científico e tecnológico nos estados do Norte e Maranhão.
De acordo com o presidente da Capes, Anderson Correia, as pesquisas na Amazônia podem trazer grande desenvolvimento cultural, econômico e social para o Brasil. “A Capes hoje vem a Amazônia trazer novos investimentos do Ministério da Educação, no total de R$ 80 milhões de reais a serem investidos nos próximos anos, com o objetivo de reduzir as assimetrias nacionais e regionais dentro da própria Amazônia. São programas focados em áreas estratégicas do conhecimento, na melhoria dos programas de pós-graduação, para que num médio prazo eles alcancem um nível de excelência que a Capes espera para todo o Brasil”, declarou o presidente em vídeo divulgado pela Coordenação.
A Amazônia Legal corresponde a 59% do território brasileiro. O encontro Capes Pela Amazônia Legal promoverá ainda a concessão de 50 bolsas de pesquisa para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Serão 25 bolsas de mestrado e 25 de doutorado destinadas ao desenvolvimento local. O evento vai até o dia 23 deste mês e acontece na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta