quinta-feira, abril 18, 2024
More
    HomeSociedadeBrasilWilson é recebido por Ministros do Turismo e das Comunicações

    Wilson é recebido por Ministros do Turismo e das Comunicações

    Publicado em

    spot_img

    Governador apresentou propostas para ampliar o sinal da TV pública, de internet e voos no Amazonas, além do Festival de Parintins

    O governador Wilson Lima reuniu-se com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e com a ministra do Turismo, Daniela Carneiro. Na agenda do encontro, em Brasília, entre outros temas, estiveram a ampliação do sinal da Rádio e Televisão Pública, Encontro das Águas, implantação de internet em comunidades e ofertas de mais voos para o estado.

    “Uma agenda com o ministro das Comunicações foi para tratar sobre a expansão da nossa TV Encontro das Águas e de outras questões relacionadas ao programa Amazônia Conectada, do Norte Conectado, a questão do 5G, que deve avançar no estado do Amazonas, e a gente tem uma expectativa de que haja uma melhora para o interior. No [Ministério do] Turismo tratamos sobre a ampliação de rota que o estado do Amazonas tem feito, não só regional, mas internacional e, também, os cruzeiros que aportam em Manaus e outras cidades do interior, como é o caso de Parintins, e não poderia ser diferente, tratar também sobre o Festival de Parintins”, resumiu o governador.

    Acompanharam Wilson Lima, nas agendas, o diretor-presidente da Sistema de Comunicação Encontro das Águas, Oswaldo Lopes; o presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (AmazonasTur), Gustavo Sampaio; o secretário estadual de Governo (Segov), Sérgio Litaiff; e a secretária de Relações Federações e Internacionais (Serfi), Inês Carolina Barbosa.

    Temas

    A Rádio e TV Encontro das Águas vem se modernizando e se interiorizando com a instalação de novas retransmissoras na gestão Wilson Lima, sendo um forte meio de comunicação para a transmissão do projeto “Aula em Casa”, durante a pandemia de Covid-19, que chegou a ser distribuído para 12 estados brasileiros.

    O governador do Amazonas também vem trabalhando para garantir internet para o interior, por meio dos projetos Amazônia Conectada e Norte Conectado, do governo federal em parceria com o estadual, garantindo acesso à conexão por meio de instalação de cabos de fibra óptica em diversos municípios.

    Wilson Lima também tem acompanhado pessoalmente o avanço do Amazonas como rota regional e internacional, com incentivo do governo estadual na redução na carga tributária sobre o combustível de aviação. Entre voos para 13 municípios do interior, o Amazonas já tem rota direta para Fort Lauderdale, na Flórida (EUA), por exemplo, e recentemente foi anunciado para Bogotá (Colômbia), entre outros como República Dominicana, Panamá e negociações avançadas para o retorno do voo de Manaus para Portugal.

    Ainda na questão do Turismo, Wilson Lima tratou sobre o potencial do estado do Amazonas, citando o turismo de Pesca, por exemplo, além do próprio Festival Folclórico de Parintins, convidando a ministra Daniela Carneiro para conhecer mais um “festival dos festivais”, que será realizado em meados deste ano.

    Energia Elétrica

    Ainda em Brasília, o governador Wilson Lima também foi recebido pelo diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa. Na pauta, o avanço da questão do Gás no Amazonas, como alternativa para reduzir o consumo de diesel nas termelétricas e carretas. A autarquia é vinculada ao Ministério de Minas e Energia e regula o setor elétrico brasileiro.

    Ministros

    Ambos os ministros com quem Wilson Lima se encontrou em Brasília são filiados ao União Brasil, o mesmo partido do governador do Amazonas, e foram eleitos deputados federais pelos estados do Maranhão (Juscelino Filho) e Rio de Janeiro (Daniela Carneiro). Além deles, o governador do Amazonas também esteve com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, ex-governador do Amapá e ex-presidente do Consórcio da Amazônia Legal, também indicado para o governo federal pelo União Brasil.

    Leia mais:
    Em Brasília, Lima fala sobre a sobrevivência dos povos da Amazônia

    Últimos Artigos

    Nível dos rios do AM é “preocupante”, diz Defesa Civil

    Em informativo à população compartilhado nesta semana, a Defesa Civil Estadual do Amazonas (DC-AM)...

    AM perde liderança no Norte na produção de ovos

    Com a produção de 520.956 ovos de galinha em 2023, o Amazonas perdeu a...

    Em dois meses, 17 pessoas morreram atropeladas em Manaus

    De janeiro a fevereiro de 2024, 17 pessoas morreram em atropelamentos em Manaus. O...

    Saiba quais alimentos têm sódio em excesso identificados pela Anvisa

    Um relatório divulgado pela Anvisa revelou que 28% dos produtos industrializados monitorados entre 2020...

    Mais artigos como este

    Nível dos rios do AM é “preocupante”, diz Defesa Civil

    Em informativo à população compartilhado nesta semana, a Defesa Civil Estadual do Amazonas (DC-AM)...

    AM perde liderança no Norte na produção de ovos

    Com a produção de 520.956 ovos de galinha em 2023, o Amazonas perdeu a...

    Em dois meses, 17 pessoas morreram atropeladas em Manaus

    De janeiro a fevereiro de 2024, 17 pessoas morreram em atropelamentos em Manaus. O...