O governador Wilson Lima (União Brasil) e o vice-governador, Tadeu de Souza (Avante), tomam posse neste domingo (01) em solenidade que acontece no Teatro Amazonas, a partir das 17 horas.
O rito de posse está previsto na Constituição do Estado do Amazonas. Segundo o Art. 50, o governador do Estado e o vice-governador tomarão posse perante Assembleia Legislativa, no dia primeiro de janeiro do ano subsequente ao da eleição, prestando o compromisso de “manter, defender e cumprir as Constituições da República e do Estado, observar as leis, preservar a cultura e os valores amazônicos e promover o bem geral
do povo amazonense”.
Cerimônia
A chegada do governador está prevista para as 16h50. Na entrada principal do prédio, ao lado do vice-governador, ele será recebido pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cidade, que os conduzirá a uma sala do Teatro onde aguardarão o inicio da cerimônia.
Após a composição da mesa com as autoridades civis, militares e eclesiásticas e a interpretação do Hino Nacional Brasileiro, pela cantora Ketlen Nascimento, o presidente Roberto Cidade convida o governador Wilson Lima a prestar seu compromisso legal. O mesmo acontece, em seguida, com o vice-governador Tadeu de Souza.
A sessão solene prossegue com a leitura dos termos de posse pelo secretário geral da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, que serão em seguida assinados pelos empossados, pelo presidente do Legislativo e subscrito pelos deputados. Na última parte da solenidade, o governador profere seu discurso.
Ao término da solenidade de posse, ocorrerá a cerimônia de Aposição da Faixa de Governador, sob a responsabilidade do Cerimonial do Governo do Estado.
Empossado, o governador Wilson Lima será conduzido à área externa do Teatro, onde concederá entrevista coletiva à imprensa. Como parte final da programação, ele receberá honras limitares e passará em revista à tropa da Polícia Militar, postada na parte frontal do Teatro Amazonas.
Exonerações
Na última sexta-feira (30), Wilson Lima exonerou todos os secretariados de seu governo, além de demais cargos em comissão. As mudanças encontram-se publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).
Segundo Wilson, não devem ocorrer mudanças radicais em seu segundo mandato como governador. “Não se mexe em time que está ganhando”, afirmou o chefe do executivo estadual.
Os nomes que irão compor o primeiro escalão das pastas anda não foram divulgados. A expectativa é que o governador anuncie as mudanças durante a cerimônia de posse.
Leia mais:
Wilson Lima e David Almeida fecham aliança para as eleições de 2024
Em diplomação, Wilson Lima afirma que seu governo será do “diálogo”
Wilson Lima, Omar Aziz e deputados eleitos serão diplomados