O deputado estadual Saullo Vianna (PTB) apresentou o Projeto de Lei para dar mais transparência no processo de imunização contra a Covid-19 no Estado do Amazonas.
Segundo a iniciativa, a Secretaria de Saúde do Estado e dos Municípios, de forma independente ou em colaboração, promoverão a divulgação, via Diário Oficial do Estado ou Municípios e através das redes sociais, da lista com nomes das pessoas que receberem a primeira dose da vacina.
A lista deve ser divulgada conforme o recebimento de novas doses ou de forma diária nos respectivos diários e redes sociais dos órgãos. A não disponibilização das referidas listas deve ser previamente justificada.
“Com o objetivo de estabelecer diretrizes para a transparência no processo de imunização, apresentei o projeto, com a criação do Plano Estadual de Transparência, que deverá demonstrar o cumprimento dos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, pela Secretaria de Saúde do Estado e dos Municípios”, explicou Saullo Vianna.
“Ele se estrutura, especialmente, em torno da elaboração da lista de pessoas vacinadas, tendo como parâmetro os grupos definidos como de maior vulnerabilidade à Covid-19 e/ou com maior potencial de contágio e propagação do vírus em virtude de sua localização laboral, funcional e social”, completou o deputado.
Ontem, o Amazonas atingiu 250.935 casos da doença no Estado, sendo 110.689 em Manaus (44,11%) e 140.246 no interior do Estado (55,89%). O número de óbitos pelo vírus no Estado chega a 7.232 no total, sendo 4.911 óbitos em Manaus e 2.321 no interior. O uso da máscara, o respeito ao distanciamento entre as pessoas, a lavagem das mãos com água e sabão ou a utilização de álcool em gel, são recomendações consideradas fundamentais no controle da circulação do vírus da Covid-19, que continua presente no Estado.
Leia mais:
Joana Darc viabiliza doação de usina de oxigênio para AM
Saullo pede prorrogação do auxílio emergencial para o AM
Auxílio emergencial: Joana Darc propõe implementação imediata