Na tarde de Natal, o presidente Jair Bolsonaro usou a sua conta do Twitter para anunciar que o Governo Federal está tomando medidas para solucionar os constantes problemas e asfaltar a BR-319, que liga Porto Velho a Manaus. O comunicado foi feito pelo chefe do Executivo após ele receber um vídeo, enviado por um professor de medicina da Universidade Federal de Roraima, que mostra as condições precárias da rodovia.
Ao acionar o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, para maiores informações, o presidente recebeu a informação de que, no primeiro trimestre de 2020, será realizada uma licitação para pavimentação dos primeiros 52 quilômetros (km) da rodovia. Em seguida, será feito o projeto de reforma dos 402 km restantes.
Em curto prazo, Bolsonaro disse no Twitter que os atoleiros serão cobertos com brita para melhorar o tráfego na região no período chuvoso. A longo prazo, o presidente diz que a licitação resolverá o problema. “A licitação do projeto, fizemos agora em dezembro. Enquanto fazemos o projeto, estamos trabalhando na licença ambiental. O presidente do Ibama, que é muito bom, selecionou uma equipe a dedo e está determinado a dar a licença. Com a licença, contrato a obra do trecho todo”, disse o presidente.
Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta