A Zona Norte da capital amazonense é a primeira região a receber a edição do novo programa “Muda Manaus”, laçado nesta quinta-feira (6) pelo Governo. O principal objetivo do projeto é reduzir a vulnerabilidade social e melhorar a qualidade de vida da população que reside na capital, levando aos bairros todos os serviços oferecidos pelo Executivo Estadual. O bairro Amazonino Mendes (Mutirão), que possui mais de 110 mil habitantes, recebe o programa já nestes primeiros três dias de ações.
Uma série de ações serão promovidas durante os dias do programa na Zona Norte. As atividades acontecem no Centro Estadual de Convivência da Família Teonízia Lobo, aonde, inclusive, o governador Wilson Lima (PSC) estará num gabinete móvel até este sábado (7). O Governo realizará o programa inicialmente a cada dois meses. “A ideia é que, a partir de março ou abril, a gente comece a fazer uma vez por mês. Estamos finalizando esse cronograma para atender todos os bairros de Manaus. Todos os atendimentos e todas as ações que eu faria lá no gabinete vão ser feitas aqui.”, afirmou o governador durante a abertura do programa.
Wilson Lima também destacou os critérios para a escolha do bairro. “O Mutirão é um bairro muito simbólico, até pela sua história e da união das pessoas para construir esse bairro. O que a gente leva muito em consideração é a questão da vulnerabilidade social, onde há uma necessidade premente das pessoas, onde há coisas básicas para serem resolvidas e que, em muito tempo, não foram resolvidas. Por exemplo, uma carteira de identidade, algo simples que você não tem ideia da quantidade de pessoas que não têm esse documento”, pontuou Wilson Lima.
Durante o lançamento do programa, o governador também informou que o próximo bairro a receber as ações do “Muda Manaus” será o Jorge Teixeira, na zona leste da capital. Wilson Lima assinou, durante a solenidade de lançamento, o Plano de Ações Integradas do “Muda Manaus”, que detalha a concepção, execução, monitoramento e aperfeiçoamento do programa, visando assegurar o alcance dos seus objetivos. Todos os recursos aplicados na execução do programa são próprios do Estado, provenientes dos orçamentos já previstos em cada uma das secretarias envolvidas nas ações, totalizando, aproximadamente, R$ 5 milhões.
Como parte do “Muda Manaus”, uma grande ação social acontece até o próximo sábado, no Centro Estadual de Convivência da Família (CECF) Teonízia Lobo, com a oferta de serviços de cidadania, assistência jurídica, segurança, saúde, educação, cultura, esporte e lazer, além de atendimentos e orientações a trabalhadores, empreendedores, consumidores e de pessoas em situação de vulnerabilidade. Também serão ofertados serviços de consulta ao Procon, entre outros.
A deputada estadual Joana Darc (PR) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), na manhã da última quinta-feira (5), para parabenizar o Governo pela realização do “Muda Manaus”. “A partir de hoje, durante três dias, o governo do Estado vai levar todos os seus serviços e deixar à disposição da população. A Prefeitura, assim como o Governo, tem que estar presente perto das pessoas. Tem que estar nos municípios, nos bairros, porque a necessidade de um bairro nunca é igual a necessidade de outro bairro. Eu sempre sonhei que a gente pudesse ter esse tipo de ação chegando nos mais diversos lugares”, destacou a parlamentar.
Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta
*Com informações da Secom