Entre os meses de janeiro e outubro deste ano, foram registrados 242 acidentes de trânsito com vítimas fatais no Amazonas. O quantitativo representa uma redução de 6,5% em relação ao acumulado dos dez meses de 2018, quando foram registradas 259 mortes. Os dados são do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM).
Neste período, foram realizadas mais de 600 operações que resultaram em mais de 175 mil veículos fiscalizados.
A redução é o menor índice para os dez meses desde 2013. Naquele ano, segundo o Detran-AM, o estado teve 288 mortes.
Em 2018, foram 259 mortes nos dez primeiros meses do ano. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
Fiscalizações
Nos dez meses de 2019, houve um crescimento de 120,5% das operações realizadas pelo Detran-AM. As fiscalizações do Departamento de Trânsito ocorreram nos municípios de Presidente Figueiredo, Manacapuru, Rio Preto da Eva, Iranduba, Itacoatiara, Parintins e Tabatinga, por meio do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito do Amazonas (Neot) do Detran-AM, em parceria com a Polícia Civil e com o BPTran.
Abordagens educativas
Além da ação repressiva, a redução reflete também o trabalho da Gerência de Educação para o Trânsito do Detran-AM. Entre os meses de janeiro a outubro de 2019, mais de 93 mil pessoas foram alcançadas nas 277 ações educativas realizadas em 18 municípios do Amazonas.