O deputado estadual Delegado Péricles (PSL) informou, na tarde desta quinta-feira (7), que as duas escolas estaduais do Amazonas credenciadas para receber o Programa Nacional das Escolas Cívico Militares (Pecim) já estão entre as unidades de ensino confirmadas pelo governo federal. O parlamentar recebeu garantia durante reunião com o secretário de políticas para as escolas cívico-militares do Ministério da Educação, Aroldo Ribeiro Cursino, em Brasília. As escolas foram credenciadas pela Secretaria do Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc).
“O próximo dia 15, data agendada para o anúncio oficial do Governo Federal, as escolas Nelson Alves Ferreira, no Betânia, Zona Sul, e Professora Tereza Siqueira Tupinambá, no bairro Cidade Nova, Zona Norte, serão anunciadas como contempladas para receber formato híbrido de ensino e investimento de R$ 1 millhão para aprimoramento de estrutura e ensino. Que grande notícia para nosso Estado, especialmente para os gestores, funcionários da escola e pais que têm filhos matriculados nestas unidades. E digo mais: os municípios que não inscreveram escolas terão nova oportunidade em setembro do próximo ano”, comemorou o parlamentar.
Péricles tem o ensino militar como bandeira desde a época de campanha. Como deputado estadual tem mantido agendas relacionadas ao tema, entre elas, a visita e acompanhamento do processo enfrentado pelas escolas para que, de fato, a proposta de credenciamento fosse enviada para a concorrência. “Sou grande admirador do ensino militar. Para mim, os resultados que as escolas já existentes no Amazonas têm apresentado são inquestionáveis, tanto que já mereceram reconhecimento internacional. Utilizar a disciplina e respeito para o aprimoramento do ensino parece um caminho acertado e por isso defendo sua ampliação em nosso Estado. Tenho trabalhado, junto ao Governo do Estado, por meio do secretário de Educação do Estado, Vicente Nogueira, para que esse modelo conquiste cada vez mais espaço”, reforçou.
O deputado estadual esteve, desde o anúncio de investimento do Governo Federal na proposta de ensino cívico militar, até consultas públicas realizadas antes do credenciamento, em contato direto com o governo estadual, gestores e pais. “Juntos temos sim possibilidade de mudar os rumos da educação no nosso Estado com a ajuda do presidente Jair Bolsonaro. Essas escolas estão localizadas em áreas de risco, com pais que desejam nova metodologia e estrutura às escolas dos filhos; e gestores e professores ansiosos por melhorias e trabalho conjunto. Estou na luta e sigo com eles”, concluiu.
Com informações da ALEAM*