De acordo com pesquisa apresentada pelo senador Dário Berger (MDB), na Comissão de Educação do Senado Federal, dois a cada três professores brasileiros já pediram afastamento por motivos de saúde, o que representa 66% dos docentes do país. O político, que também é o presidente do colegiado, disse ainda que 13% dos professores já sofreram algum tipo de agressão em sala de aula.
“Em pesquisa realizada pela Associação Nova Escola, cerca de 66% dos professores brasileiros já precisaram pedir afastamento de salas de aula por problemas de saúde, sendo estresse, dores de cabeça, insônia, dores nos membros e depressão os maiores problemas. A saúde dos professores brasileiros e a qualidade da educação nacional está umbilicalmente ligada à uma maior valorização dessa área”, afirmou o senador.
O Brasil possui 2,2 milhões de professores, de acordo com o Censo Escolar de 2017. Dário ainda enfatizou durante a reunião que, segundo levantamento da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil lidera o ranking mundial de agressões contra os professores. “Cerca de 13% dos professores declararam já ter sofrido algum tipo de agressão em sala de aula. Seja agressão física, seja agressão verbal, de discriminação ou outro tipo de agressão”, relata.
Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta
*Informações da Agência Senado