O Instituto Pontual Pesquisas realizou um estudo na cidade de Manaus nas 06 zonas, no período do dia 21 a 30 de setembro, sendo realizadas 1.200 entrevistas presenciais onde consiste na aplicação de formulário com perguntas (Estimuladas) sobre o cenário de intenção de votos para Prefeitura de Manaus e simulação de 2ª turno.
Amazonino Mendes
Esta é a primeira vez que Amazonino Mendes foi incluído no estudo da Pontual, pois em pesquisas internas anteriores, Amazonino Mendes começou a se destacar com cerca de 7,0% a 7,5%, evidenciando assim a necessidade de sua inclusão no estudo.
Após análise dos resultados, Amazonino alcançou na estimulada dois ótimos resultados, sendo 19,8% no CENÁRIO 01 e 22,2% no CENÁRIO 02.
Outro destaque sobre o desempenho de Amazonino Mendes, trata dos cenários de 2ª turno, no qual Amazonino Mendes vence os seguintes candidatos: David Almeida, Eduardo Braga e José Ricardo.
A pesquisa foi realizada no período que data 1 ano após a última eleição que Amazonino Mendes perdeu no 2º turno para Wilson Lima, e há 1 ano que antecede as eleições da Prefeitura de Manaus em 2020.
De acordo com cruzamentos de dados é possível perceber uma correlação entre o BOM DESEMPENHO de Amazonino Mendes e a baixa avaliação da gestão de Wilson Lima.
Ainda nos cruzamentos de dados, é possível evidenciar que Amazonino Mendes está com BOM DESEMPENHO na Zona Leste e Zona Norte, as mesmas Zonas da cidade que apresentaram alta votação para Wilson Lima na eleição passada.
CANDIDATO NOVO X CANDIDATO EXPERIENTE
Na pesquisa, foi perguntado aos eleitores sobre qual perfil eles irão escolher para ser o próximo prefeito de Manaus.
Ou seja, CANDIDATO NOVO X CANDIDATO EXPERIENTE
Do total da amostra, 50,6% responderam que preferem um CANDIDATO EXPERIENTE contra 36,7% responderam que preferem um CANDIDATO NOVO. Este dado é muito importante, pois corrobora com o discurso de que não predomina mais no eleitor o sentimento da eleição passada, o NOVO.
Do total, 12,7% afirmaram estar INDECISOS.
REJEIÇÃO
Em todos os cenários, Eduardo Braga foi destaque como o mais rejeitado, seguido por Amazonino Mendes, Serafim Corrêa e Alfredo Nascimento.
ACESSE OS DADOS COMPLETOS DA PESQUISA:
Pesquisa_Manaus_Eleição_04.10.19
*Com informações do Portal Pontual