O Projeto de Lei n. 113/2019, de autoria do deputado estadual Carlinhos Bessa (PV), que institui a Semana da Educação Financeira no Estado do Amazonas foi aprovado por unanimidade durante Reunião Ordinária realizada na manhã desta quarta-feira (12) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
A semana que tem como objetivo levar conhecimento à população sobre educação financeira e capacitar profissionais e indivíduos de todas as idades com cursos, palestras e demais meios educacionais, deverá ser comemorada, anualmente, na segunda semana do mês de maio.
Para o deputado, é preciso formar indivíduos que saibam conduzir a vida financeira de forma independente. “A educação financeira é fundamental para todos nós. É preciso levar consciência econômica e financeira para nossas crianças desde o período escolar. Há um crescente número de pessoas em quadros de inadimplência, devido uma baixa ou nenhuma instrução no âmbito financeiro no nosso Estado”, destacou Bessa.
Pela proposta, as unidades de educação, sendo públicas ou privadas, assim como as organizações não governamentais, associações e entidades para implementação dos objetivos pretendidos pela Semana Estadual da Educação Financeira poderão celebrar parcerias com a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Serasa Experian em maio deste ano, o Amazonas é o terceiro Estado do Brasil com o maior número de pessoas inadimplentes. Cerca de 1.348.861 pessoas, ou 51,4% da população está com seus compromissos financeiros atrasados ou irregulares.